Sacolas ecológicas

Bolsas ecologicamente corretas são uma forma sustentável de levar as compras para casa. Em vez de utilizar as sacolinhas do próprio supermercado, as pessoas estão aderindo ao uso deste tipo de bolsa que supostamente não prejudica o meio ambiente. São as chamadas Ecobags, que já são muito utilizadas nos EUA e em países da Europa e estão começando a fazer a cabeça dos brasileiros.

As sacolas de tecido são reutilizáveis e, além de serem mais resistentes, aparecem como uma alternativa sustentável. A intenção é substituir, ou pelo menos reduzir o uso de sacolas plásticas nas grandes redes de lojas e supermercados. Ao utilizar as sacolas oxibiodegradáveis, além de minimizar os prejuízos ao meio ambiente, as pessoas entram na moda, pois as grifes já investem neste segmento, criando bolsas personalizadas e bonitas para cada tipo de material a ser carregado ou ocasião em que elas são utilizadas. Grandes marcas já disponibilizam o produto com belas cores e estampas que seguem as tendências das estações. As bolsas possuem diversos modelos que dão um charme especial ao consumidor na hora das compras.

As sacolas de plástico levam mais de 300 anos para se degradar no meio ambiente e são responsáveis por 10% de todo o lixo produzido mensalmente no Brasil. A mudança de hábito parece difícil, na verdade é bem simples, basta que a sociedade crie, aos poucos, novos hábitos e procure o melhor substituto para as sacolas tradicionais.

As sacolas reutilizáveis podem ser encontradas com preços variados. A partir de R$2,00, é possível comprar uma, se alinhar com o meio ambiente e, ao mesmo, tempo estar antenado com a moda.

Nova lei:
Os supermercados de São Paulo entraram em acordo com o governo da capital para iniciar o processo de extinção das sacolas de plástico no estado. A meta é acabar com a utilização até o final do ano de 2011. A cada ano, o Brasil tem consumido 14 bilhões de sacolinhas, que acabam sendo jogadas em bueiros, redes de esgoto e causam problemas com o meio ambiente e as enchentes.

Em uma tentativa de enfrentar essa situação, o país está preparando leis referentes a outros estados. O intuito é preservar o meio ambiente, criando produtos sustentáveis. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Jundiaí, no interior de São Paulo, estão em processo de regulamentação e restrição do uso das sacolinhas plásticas.

Fontes:
http://www.not1.com.br/dicas-de-sustentabilidade-acoes-praticas-e-sustentaveis-metas/
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/06/empresas-investem-em-alternativas-sustentaveis-para-sacolas-plasticas.html

Arquivado em: Ecologia