Islândia

A Islândia é uma nação insular do Atlântico Norte que possui área total de 103.000 km² e costa de 4.800 km. Seu território localiza-se entre a Noruega e a Groenlândia e fica ao sul do Círculo Polar Ártico. Ao norte, a Islândia faz limite com o mar da Groenlândia, já pelo lado leste, é banhada pelo mar da Noruega. O oceano Atlântico faz limite com o país ao sul e, a oeste, há o estreito da Dinamarca.

Com diversos recursos naturais e intensa atividade turística, a Islândia tem como suas mais importantes cidades, respectivamente, Reykjavik (capital), Kópavogur, Hafnarfjördhur, Akureyri, Gardhabaer e Húsavik. A predominância de rochas vulcânicas e basalto tem origem em sua localização no Rift Central do Atlântico. Isso também explica a presença de 100 vulcões e os gêiseres, nascentes de água quente presentes em diversas partes do território. Por possuir estas características, boa parte de suas terras são ermas. A maior parte da cobertura vegetal é de coníferas, sendo o resto da vegetação rasteira ou composta por arbustos. A principal cidade da Islândia, Reykjavik, tem um clima tão frio que a meteorologia indica apenas 3 meses com temperaturas maiores do que 10ºC durante todo o ano.

A pesca é a principal atividade econômica da Islândia. Inicialmente feita como uma atividade familiar, passou por uma evolução nos últimos cinquenta anos e foi transformada em um comércio de escala global. Neste contexto, foram criadas cooperativas que atuam nas fábricas de processamento islandesas. Pelo lado industrial, o país tem como carros-chefes os produtos têxteis, bebidas, produtos alimentícios, diatomito e o alumínio. A agricultura não é tão desenvolvida, pois, somente 1% do solo pode ser cultivado. A atividade agrícola islandesa resume-se à plantação de feno, forragem e batatas.

Segundo o censo de 2006, o número de habitantes na Islândia era de 299.388. A densidade demográfica do país é de três pessoas por km². Já as taxas de mortalidade e de natalidade são, respectivamente, de 6,72% e 13,64% ao ano. A população é formada por 96% de islandeses e apenas 4% que se divide entre outras etnias. A religiosidade do país tem forte influência do luteranismo evangélico e a língua considerada oficial é o islandês.

De acordo com o censo realizado em 2001, a média de vida do islandês é de aproximadamente 80 anos. Já o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,942.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A2ndia
http://www.vidanaislandia.com/
http://www.consulados.com.br/islandia/

Arquivado em: Europa