Questões da prova UDESC 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 111:

A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, que passou a ser dividida, a partir de então, entre República Velha e República Nova. Sobre esse episódio, leia e analise as afirmativas abaixo.

I - Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu mandato.

II - Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.

III - O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.

IV - Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da Revolução, investindo na idéia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à idéia de Brasil moderno.

V - A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.

Assinale a alternativa correta, em relação às afirmativas.


Questão 112:

Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX.


Questão 113:

Assinale a alternativa incorreta, sobre o povoamento do Planalto Serrano catarinense:


Questão 114:

Leia e analise as afirmações abaixo, sobre o evento que ficou conhecido na História de Santa Catarina como Novembrada .

I - A "Novembrada" foi um manifesto político-partidário organizado pelo PT, em 30 de novembro de 1979, e realizado na Praça

XV - de Novembro, centro da capital catarinense, contra a posse do presidente João Baptista Figueiredo.

II - Novembrada é o nome pelo qual ficou conhecida a manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no centro de Florianópolis, em 30 de novembro de 1979.

III - A recepção ao presidente-general João Baptista Figueiredo, que redundou na manifestação popular conhecida como Novembrada , foi organizada pelos arenistas Esperidião Amim e Jorge Bornhausen, que tentaram, de todas as formas camuflar o ambiente hostil que se formou na cidade, com a vinda do presidente.

IV - Novembrada foi como ficou conhecida nacionalmente a instalação da Operação Barriga Verde no Estado, em novembro de 1975, em que agentes infiltrados dentro do partido que a organizou (PCB) localizaram militantes e os prenderam.

V - Dentre as muitas leituras possíveis a serem feitas do episódio conhecido como a Novembrada , uma delas se refere a seu significado para a afirmação da cidadania, e a legitimação da luta pela redemocratização do país e pelos direitos humanos.

Assinale a alternativa correta.


Questão 115:

Sobre o Planalto Norte Catarinense pode-se afirmar, exceto:


Questão 116:

Em 1961 chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Estado de Santa Catarina. A cidade catarinense que os recebeu foi:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12]