Questões da prova UDESC 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 71:

Com relação ao ácido clorídrico, pode-se afirmar que:


Questão 72:

Assinale a alternativa que indica quais são os produtos formados na eletrólise do fluoreto de lítio em solução aquosa, considerando que são utilizados eletrodos inertes e que esses se encontram separados.


Questão 73:

Diversos tipos de combustível têm em sua formação compostos orgânicos; entre eles, o gás natural, a gasolina, o álcool e o gás liquefeito de petróleo. Os compostos orgânicos presentes majoritariamente nesses combustíveis são, respectivamente:


Questão 74:

Os compostos ilustrados abaixo são conhecidos como organoclorados e são utilizados largamente como pesticidas, sendo que alguns deles apresentam elevada toxicidade.

Os nomes oficiais desses compostos são, respectivamente:


Questão 75:

Analise as afirmações abaixo, sobre os modelos atômicos.

I - John Dalton: Afirmava que toda a matéria é formada por partícula extremamente pequena, e é indivisível.

II - Thomson: Formulou a teoria segundo a qual o átomo é uma esfera positiva que, para tornar-se neutra, apresenta elétrons (partículas negativas) presos em sua superfície.

III - Erwin Schrödinger: O físico propôs a teoria que demonstra a probabilidade de se encontrar o elétron em torno do núcleo (orbital).

Assinale a alternativa correta em relação a essas afirmativas.


Questão 76:

A 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) foi sintetizada na Alemanha, em 1914, e utilizada como moderador de apetite. Na década de 70, essa droga passou a ter fins psicoterápicos, mas seu uso se tornou abusivo, provocando lesões nos neurônios e, com isso, ela passou a ser proibida.

Muito comum no meio dos adolescentes, ela é conhecida como ecstasy , XTC , Adam e Droga do amor . Ela pode ser classificada como um psicoestimulante, semelhante às anfetaminas e à cocaína, como também ser agrupada com os alucinógenos, devido às alucinações e flashbacks , se usada em doses muito altas.

A fórmula estrutural 3,4-metilenodioximetanfetamina encontra-se representada na figura ao lado, bem como as principais formas de comprimidos desse composto.

Determine o número de carbonos assimétricos presentes na fórmula estrutural da MDMA.


Questão 77:

Leia e analise as afirmações abaixo.

I - No mundo inteiro, especialmente nos países mais desenvolvidos, a expectativa de vida cresceu muito.

II - No Brasil, existe um número de homens ligeiramente superior ao número de mulheres.

III - No Brasil, a expectativa de vida das mulheres está acima da expectativa de vida dos homens.

IV - Nos países subdesenvolvidos, a participação feminina no mercado de trabalho tem aumentado muito. Nos últimos 5 anos, entretanto, estagnou, assim como a participação de jovens e velhos.

V - Nos últimos anos, o Brasil assistiu a um declínio das taxas de natalidade.

Assinale a alternativa correta.


Questão 78:

Pernambuco é um Estado que se estende de maneira alongada (de Leste a Oeste), no Nordeste brasileiro. Assinale a alternativa que contém o nome dos Estados que fazem divisa com Pernambuco.


Questão 79:

Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram: o taylorismo (Winslow Taylor - 1856-1915) e o fordismo (Henry Ford - 1863-1947). Leia e analise as afirmativas sobre os desdobramentos concretos dessas teorias.

I - O taylorismo propunha uma série de normas para elevar a produtividade, por meio da maximização da eficiência da mão-de obra, aprimorando a racionalização do trabalho e pagando prêmios pela produtividade.

II - O fordismo impunha uma série de normas para aumentar a eficiência econômica de uma empresa. Entre elas, exigia que a produção fosse especializada e verticalizada.

III - Produção especializada significa produzir um só produto em massa, ou em série, apoiando-se no trabalho especializado e em uma tecnologia que aumente a produtividade por operário.

IV - O taylorismo foi muito benéfico à organização dos trabalhadores europeus que, por isso, criaram vários sindicatos e várias leis de proteção ao trabalhador.

V - Tanto o taylorismo como o fordismo só chegaram ao Brasil em 1980.

Assinale a alternativa correta.


Questão 80:

Segundo Aziz Nacib Ab Saber, geógrafo, o relevo predominante no Brasil é:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12