Questões da prova UDESC 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

As questões abaixo referem-se aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX.

I - Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias.

II - O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX.

III - Em meados do século XIX a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada pelo sindicato que representava a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época.

IV - O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária.

V - Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu.

Assinale a alternativa correta.


Questão 22:

A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)

Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.

(   ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

(   ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.

(   ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.

(    ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.

(    ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.


Questão 23:

No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas conseqüências, é incorreto afirmar:


Questão 24:

Em 2008 comemorou-se 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Sobre a história da migração japonesa no Brasil, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.

(   ) Grande parte dos imigrantes japoneses que imigrou para o Brasil, no início do século XX, era formada por camponeses de regiões pobres do Norte e Sul do Japão, que veio trabalhar nas fazendas de café do Oeste do Estado de São Paulo.

(   ) O acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês foi feito para suprir as necessidades de ambos os países. No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional.

(   ) A maioria dos imigrantes japoneses fixou-se no Estado de São Paulo, nessa região formaram-se bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias de japoneses espalharam-se para outros lugares do Brasil.

(   ) Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. A imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes.

(   ) Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil, número que aumentou com o início da Primeira Guerra Mundial. Hoje, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.


Questão 25:

A partir de 1950, Santa Catarina passa também a receber imigrantes japoneses. Sobre a imigração japonesa no Estado, é incorreto afirmar:


Questão 26:

Alguns historiadores analisam a indústria catarinense a partir de alguns eixos tradicionais, relacionando-os a regiões específicas do Estado. Considerando esse recorte, relacione a coluna da esquerda, que contém os eixos da indústria, com a da direita, de regiões a que eles se relacionam.

Assinale a alternativa que contém a seqüência numérica correta, de cima para baixo.


Questão 27:

Sem considerar os diferentes grupos indígenas que já habitavam o território, pode-se afirmar, de forma geral, que a sociedade catarinense foi estruturada a partir de ________ provenientes de São Vicente e de _______, que foram levados ao litoral e ao planalto. No século XVIII, recebeu _________ no litoral, e luso-brasileiros (paulistas) no _______; a partir do século XIX, alemães, ________, poloneses e outros contingentes étnicos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência que completa corretamente o texto acima.


Questão 28:

A consolidação da República em Santa Catarina foi marcada por diferentes acontecimentos. Dentre os relacionados ao Estado catarinense, assinale a alternativa incorreta.


Questão 29:

Sobre a pesca artesanal em Santa Catarina é correto, exceto:


Questão 30:

O Plameg I, no início da década de 1960, mudou definitivamente o perfil da economia catarinense, pois as indústrias obtiveram um forte impulso durante o governo de:


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12