Questões da prova UDESC 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Nas figuras (i) e (ii) estão representados dois solenóides em situações distintas. Em (i) os dois solenóides estão dispostos paralelamente e a chave C, que inicialmente está aberta, é fechada. Em (ii) uma bateria fornece uma corrente contínua para o solenóide do lado esquerdo e os dois solenóides estão se aproximando um do outro.

Assinale a alternativa que contém o sentido da corrente induzida no resistor R em (i) e (ii), respectivamente.


Questão 42:

Os principais fenômenos estudados pela eletroquímica são a produção de corrente elétrica, através de uma reação química (pilha), e a ocorrência de uma reação
química, pela passagem de corrente elétrica (eletrólise). Com relação a esses fenômenos, analise as proposições abaixo.

I - As pilhas comuns são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução, produzindo uma corrente elétrica, através de um condutor.

II - Em uma pilha a energia elétrica é convertida em energia química.

III - O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo químico é espontâneo (ΔEº > 0), o da eletrólise é não-espontâneo (ΔEº < 0).

Assinale a alternativa correta.


Questão 43:

Assinale a alternativa que apresenta correspondência das fórmulas químicas das seguintes substâncias: hidróxido ferroso, ácido sulfídrico, ácido sulfúrico e óxido de carbono.


Questão 44:

Observe esta reação iônica:

MnO4- + I- + H+ → Mn2+ + I2 + H2O

Assinale a alternativa que corresponde aos coeficientes corretamente balanceados.


Questão 45:

Determinadas reações ocorrem devido à ação externa de agentes físicos, como o calor, a luz e a eletricidade. Abaixo são dados alguns exemplos desses tipos de reações.

I - O fermento químico (bicarbonato de amônio), também conhecido como carbonato ácido de amônio, quando misturado à massa, para preparação de um bolo, e levado ao forno, decompõe-se, produzindo gás dentro da massa, o que deixa o bolo crescido e fofo.

II - Os vegetais sintetizam os chamados polissacarídios, por meio da fotossíntese. Essa reação é indispensável à manutenção da vida sobre a Terra. O mecanismo da reação foi esclarecido pelo cientista Melvin Calvin, o que lhe valeu o Prêmio Nobel de Química, em 1961.

III - A reação de decomposição do cloreto de sódio sólido é realizada para se obter sódio metálico e cloro gasoso, utilizando para isso a eletricidade.

IV - O óxido de cálcio, também denominado cal viva ou cal virgem, pode ser preparado pela decomposição térmica do carbonato de cálcio.

Com base na análise dos enunciados acima, assinale a alternativa que classifica corretamente as reações, de acordo com o agente físico que provocou tal reação; respectivamente:


Questão 46:

Um átomo neutro no estado fundamental apresenta sua distribuição eletrônica que termina em 4p4. Com relação a essa informação, é correto afirmar:


Questão 47:

Observe as moléculas abaixo.

Assinale a alternativa correta.


Questão 48:

São chamados íons isoelétricos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2-, F-, Na+ e Mg2+ são considerados isoelétricos. Com relação aos íons isoelétricos, é correto afirmar:


Questão 49:

Em 1869 Dimitri Mendeelev (1834-1907) apresentou à comunidade científica a lei periódica dos elementos. Sentindo-se seguro da validade de sua classificação, deixou posições vazias na tabela, para elementos que viriam a ser descobertos. Predisse, com uma precisão surpreendente, suas propriedades; para isso utilizou como base as propriedades dos elementos vizinhos, tendo fundamentado a atual classificação periódica dos elementos. Com base nas propriedades periódicas dos elementos, analise as informações abaixo.

I - Os elementos do Bloco s apresentam baixa energia de ionização; seus elétrons são perdidos com facilidade.

II - As energias de ionização dos elementos do bloco p são menores do que as dos elementos do bloco s.

III - Todos os elementos do bloco d são metais, suas propriedades são intermediárias aos elementos do bloco s e p.

Assinale a alternativa correta.


Questão 50:

Com relação à distribuição e ao crescimento da população brasileira, é correto afirmar:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12