Questões da prova UDESC 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Observe o mapa que representa a vegetação nativa de Santa Catarina. Assinale a alternativa que representa os tipos de vegetação indicados, respectivamente, pelas setas 1 e 2.


Questão 32:

Um corpo repousa sobre uma superfície sem atrito, quando uma força constante de 1,0 N, paralela à superfície, movimenta-o com uma aceleração constante de 1,0 m/s². A força atua durante 1,0 s. A massa do corpo é, portanto, de:


Questão 33:

Um estivador empurra uma caixa em um piso plano com uma força horizontal F. Considerando que a caixa é deslocada com velocidade constante, é correto afirmar:


Questão 34:

Nos quadrinhos acima, o coelho de pelúcia, após o artifício utilizado pelo personagem Cebolinha, altera a direção de movimento. Sobre essa mudança, é correto afirmar:


Questão 35:

Uma das extremidades de uma corda está presa a um suporte fixo no topo de um poço vertical de uma mina com profundidade igual a 161,0 m. A corda fica esticada pela ação do peso de uma caixa de minérios com massa igual a 25,0 kg, presa na extremidade inferior da corda, que está 1,0 m acima da parte inferior da mina. A massa da corda é igual a 4,0 kg. Um mineiro, no fundo da mina, balançando horizontalmente a extremidade inferior da corda, envia um sinal para seu colega que está no topo da mina. Sabendo-se que um ponto da corda realiza um movimento harmônico simples (MHS) com freqüência de 4,0 Hz, e desconsiderando-se o peso da corda, a velocidade da onda transversal que se propaga na corda e o comprimento de onda são, respectivamente:


Questão 36:

O empuxo exercido pelo ar sobre um balão cheio de gás é igual a 130 N. A massa total do balão é de 10,0 kg. Sendo a densidade do ar igual a 1,30 kg/m³, o volume ocupado pelo balão e a força que uma pessoa deve exercer para mantê-lo no chão são, respectivamente:


Questão 37:

Considere as situações cotidianas apresentadas abaixo.

I - Quando um avião está voando nas vizinhanças de uma casa, algumas vezes a imagem da TV sofre pequenos tremores e fica ligeiramente fora de foco.

II - Uma criança faz bolhas de sabão com auxílio de um canudinho, soprando água na qual se mistura um pouco de sabão. Quando a bolha está crescendo, observa se uma mudança de cor da película da bolha.

III - Uma pessoa escuta o som que vem de trás do muro.

IV - Uma piscina cheia de água parece mais rasa quando observada de fora.

V - Uma pessoa vê sua imagem na superfície de um lago.

Assinale a seqüência que indica corretamente os conceitos físicos utilizados para explicar cada uma das cinco situações.


Questão 38:

Certa substância, cuja massa é 200 g, inicialmente sólida à temperatura de -10 ºC, passa pelas transformações de fase mostradas no gráfico abaixo.

O calor específico na fase sólida, o calor latente de fusão e a temperatura de vaporização dessa substância são, respectivamente:


Questão 39:

O gráfico abaixo mostra a evolução de um gás ideal sob pressão constante de 10 N/m², desde o estado inicial A, até o estado final B.

Durante esse processo, o gás cede 1,0 kJ de calor para o ambiente. Assinale a alternativa que representa corretamente o trabalho realizado sobre o gás, e a variação de sua energia interna.


Questão 40:

Uma bateria de força eletromotriz igual a 36 V, e resistência interna igual a 0,50 Ω, foi ligada a três resistores: R1 = 4,0 Ω; R2 = 2,0 Ω e R3 = 6,0 Ω, conforme ilustra a figura abaixo. Na figura, A representa um amperímetro ideal e V um voltímetro também ideal.


Assinale a alternativa que representa corretamente os valores lidos no amperímetro e no voltímetro, respectivamente.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12