Questões da prova UFRGS 2020

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2020. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Leia o fragmento a seguir da obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.

- A filha também lhe dá alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar.

- Essa moda que vocês têm, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.

- E isso não é bom?

- Só sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, é só o que peço a Deus. Ver ela casada.

- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não é mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [...].

- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha é moça pobre e lugar de moça pobre é em casa, com o marido, com os filhos. Estudar só serve pra atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.

Considere as afirmações abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima e presente em outros momentos do romance.

I - O discurso do motorista é exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher, especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida é o casamento.

II - A sexualidade feminina não é tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, afim de escapar da censura vigente à época de sua publicação, em 1973.

III - As ideias de Lia mostram sua postura libertária em relação ao papel da mulher na sociedade, contrariando as visões estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.

Quais estão corretas?


Questão 42:

Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antonio Candido, sobre a ficção brasileira a partir da década de 1960.

O esforço do escritor atual é inverso. Ele deseja apagar as distâncias sociais, identificando-se com a matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem, adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística é um traço da maior importância na atual ficção brasileira.

[...]

Este ânimo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [...] O ímpeto narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o conto, a crônica, o sketch, que permitem manter a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.

Considere as seguintes afirmações.

I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira pessoa, que se verifica até hoje.

II - Os “grandes projetos” podem ser exemplificados em obras como o Ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de Erico Verissimo.

III - O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, como o conto e a crônica.

Quais estão corretas?


Questão 43:

Leia as seguintes afirmações sobre o poema “Ensinamento”, da obra Bagagem, de Adélia Prado.

I - O sujeito lírico mostra que o sentimento é revelado pelas ações das pessoas.

II - A cena recuperada mostra o gesto de amor da mãe para com o pai.

III - O ensinamento do poema é que o amor é mais importante do que a instrução.

Quais estão corretas?


Questão 44:

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre poemas da obra Bagagem, de Adélia Prado.

( ) “Com licença poética” apresenta intertextualidade com a obra de Carlos Drummond de Andrade.

( ) “Sedução” trata do homem amado, prometido para o casamento.

( ) “Antes do nome” caracteriza-se como reflexão sobre o fazer poético.

( ) “Páscoa” caracteriza a velhice.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


Questão 45:

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.

( ) O romance parte da memória individual do protagonista e abrange a memória coletiva, referente a acontecimentos da história brasileira.

( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara tetraplégico.

( ) O romance dá voz à cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais.

( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta à reflexão sobre o passado histórico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


Questão 46:

A propósito obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva, é correto afirmar que


Questão 47:

Leia a crônica “Forra”, de Millôr Fernandes.

Nossa modesta profissão – “artista” ou “escritor” – tem uma incrível concorrência amadora. Todo médico, engenheiro, ou físico, sempre desenha melhor do que nós; todo arquiteto, biólogo ou construtor, nas horas de folga, escrevem coisas que... nem Flaubert, pô! Todos, naturalmente, esperando se aposentar de suas coisas mais sérias e profundas para se dedicar full-time a estas (nossas) atividades e provar que apenas não tinham tempo disponível. Mas se pensam que não vou reagir, estão enganados. Também estou apenas esperando me aposentar para ser um militar amador ou melhor, por que não?, um ginecologista amador. Ou não pode?

Considere as seguintes afirmações sobre a crônica.

I - O uso de aspas em “artista” e “escritor” marca a ironia em relação a profissões reconhecidas, como médico, engenheiro ou físico.

II - O autor quer se aposentar para ser ginecologista amador.

III - O uso da ironia permite discutir o que é ser profissional ou amador.

Quais estão corretas?


Questão 48:

Assinale a alternativa correta sobre o romance a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe.


Questão 49:

Assinale a alternativa correta sobre o romance Diário da queda, de Michel Laub.


Questão 50:

Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - As condições climáticas são perceptíveis através do que Juliet vê pela janela do trem e através da temperatura do ar.

II - Juliet aceitou uma proposta de trabalho muito aquém de sua formação acadêmica e experiência como professora.

III - Uma das hipóteses sobre o futuro de Juliet combina a sensação de isolamento com a dificuldade de obter promoções no trabalho.

Quais estão corretas?


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22