Questões da prova URCA 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Considere as afirmações:

X) Se um corpo A se move em relação a um corpo B então B se move em relação a A.

Y) A terra se move em relação ao sol. Portanto o sol se move em relação a terra.

Podemos dizer que:


Questão 2:

Em linguagem da época de Camões, a frase “Não há cousa, a qual natural sendo, que não queira perpétuo o seu estado” pode com um “olhar da física” ser relacionada com:


Questão 3:

Considerando a mecânica newtoniana, podemos afirmar que:


Questão 4:

Considere as afirmações abaixo:

X) Força é, por definição, uma ação capaz de alterar a velocidade de um corpo. Logo, só há força resultante sobre um corpo se e só se ocorrer alteração na velocidade deste corpo.

Y) Se nenhuma força atua num corpo então a velocidade deste corpo não se altera.

Podemos dizer que:


Questão 5:

Uma bola de 400g é colocada (momentaneamente com velocidade nula) em uma certa altura, em relação ao solo, e cai verticalmente com aceleração de 2m/s². Supondo que a aceleração da gravidade é aproximadamente 10m/s² então a resistência do ar sobre a bola e o trabalho realizado pela força de resistência do ar no primeiro segundo de queda são, respectivamente, próximos de:


Questão 6:

Um medidor de energia elétrica de uma residência mostra um consumo de 10kWh de energia durante duas hora quando somente um aparelho fica ligado. Supondo que as perdas por energia térmica nos fios de ligação sejam desprezíveis, podemos dizer que a potência (ou energia por unidade de tempo) total consumida pelo aparelho nesta situação foi cerca de:


Questão 7:

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 40metros, é cerca de:


Questão 8:

A constante calorífica de vaporização da água, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 540cal/g, ou seja, para vaporizar cada grama de água à 100 graus Celcius (a partir do início da “fervura”) sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir 540cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para vaporizar 100g de água à 100 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:


Questão 9:

Se um objeto se encontra a 1,5m de um espelho plano então a distância entre ele e a imagem produzida pelo espelho é de:


Questão 10:

De acordo com a física clássica a cor de uma luz visível (ou de uma onda eletromagnética monocromática) ou a nota musical associada a uma onda sonora estão relacionadas diretamente com as:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14