Questões da prova URCA 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

Esta notícia deixaria muito feliz um geógrafo brasileiro que ao escrever, em 1946, o festejado livro “Geografia da Fome” afirmava que a fome não era um problema natural, isto é, não dependia nem era resultado dos fatos da natureza, ao contrário, era fruto de ações dos homens, de suas opções, da condução econômica que davam a seus países. Estamos falando do:


Questão 82:

Uma quadrilha internacional roubava da CHAPADA DO ARARIPE, no Ceará, fósseis raríssimos, como o esqueleto completo de pterossauro, um réptil voador que viveu há cerca de 100 milhões de anos. O objetivo era vender esse patrimônio incalculável para fora do Brasil. Esse é só mais um problema que ocorre na nossa Bacia Sedimentar. Abaixo listamos mais alguns. Identifique as alternativas que trazem informações CORRETAS.

I – São comum ações predatórias, como queimadas e desmatamentos nas proximidades das nascentes na encosta da chapada, colocando em risco uma espécie de ave endêmica denominada popularmente de Soldadinho do Araripe.
II – Como as bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação, o adensamento populacional verificado no topo da chapada, contribui para desaceleração erosiva e aumento da permeabilidade.
III – O agravamento dos problemas ambientais na Chapada do Araripe está diretamente relacionado à intensificação da urbanização desordenada que vem ocorrendo na Região Metropolitana do Cariri, aonde vem sendo produzida uma volumosa quantidade de resíduos que a natureza, por si só, não consegue absorver.
IV – Felizmente com a implantação do aterro sanitário consorciado na cidade de Caririaçu, problemas como, a contaminação do solo, do lençol freático e dos cursos d’água pela toxicidade dos resíduos ou por chorume, estão sendo bastante reduzidos.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:


Questão 83:

Sobre o contexto geopolítico, apresentado na figura a seguir, é CORRETO afirmar que:


Questão 84:

A agricultura desenvolvida no tabuleiro de russas, utilizando sistemas de microaspersão e gotejamento, acompanhamento de agrônomos, visando o aumento da produtividade é conhecida como sistema agrícola:


Questão 85:

Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis a curto prazo, que são encontradas na Chapada do Araripe.


Questão 86:

Um dos temas muito presente nos debates presidenciáveis foi a Industrialização do Brasil. Você como um telespectador que foi, e estudante que é, analise as proposições abaixo e identifique a única INCORRETA.


Questão 87:

Cada número de 1 a 6, no croqui, representa um domínio morfoclimático. Relacione os números com as características de cada domínio morfoclimático.

a) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Se desenvolve numa área de baixas pluviosidades.
b) Está localizado predominantemente em áreas de terras baixas, abriga uma extensa planície, além de depressões e planaltos em suas bordas. Apresenta solos com baixa fertilidade. Contém a maior bacia hidrográfica do mundo.
c) Apresenta clima tropical úmido, composto por formações como as Serras do Mar, da Mantiqueira, do Espinhaço e Geral. Essa fisionomia se deve à intensa erosão causada, principalmente, pelos índices pluviométricos anuais presentes ao longo dessa área.
d) Clima Tropical Típico, sua vegetação caracteriza-se por árvores retorcidas e cipós. Possui também planaltos e chapadas e solos ácidos.
e) Caracteriza-se por solos férteis, rios de planalto com alto poder para geração de energia hidrelétrica. A vegetação característica é o pinheiro, que desapareceu quase totalmente devido ao extrativismo na área.
f) Caracteriza-se por apresentar um relevo de baixas colinas, as chamadas coxilhas, recoberto por gramíneas, arbustos e árvores esparsas. O clima é o subtropical.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA, de cima para baixo.


Questão 88:

Acerca da Dinâmica Sociodemográfica brasileira, é CORRETO afirmar:


Questão 89:

É necessário que na formação de um Geógrafo, o mesmo além das disciplinas teóricas, tenha vivência prática, seja nos laboratórios ou em Práticas de Campo. Com base nesta informação relacione corretamente o Laboratório com sua área de estudo.


Questão 90:

O ano de 2014 está sendo marcado pela comemoração de vários acontecimentos que repercutiram geopoliticamente no século XX. Abaixo temos algumas proposições sobre alguns destes acontecimentos, analise-os e identifique somente o(s) verdadeiro(s):

1) Como um pesadelo que ainda provoca calafrios e aflições, o golpe militar de 31 de março de 1964, completa 50 anos no corrente ano. Ainda está vivíssimo na memória do País como um período de tenebrosas violações da liberdade, dos direitos humanos que deixou milhares de mortos, desaparecidos e torturados.
2) Historicamente completou 100 anos da Primeira Guerra Mundial, o qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história da humanidade até os dias de hoje, e foi o único a usar armas nucleares dizimando cerca de 70 milhões de pessoas dentre soldados e civis, sendo o conflito mais sangrento da história.
3) Em 2014 se comemorou os 25 anos da “Queda” do Muro de Berlim, que perdeu sua função em 1989, ano em que milhares de cidadãos berlinenses, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental da cidade, caminharam até o muro e derrubaram várias de suas estruturas, a golpes de marretas, martelos e machados.
4) Considerado uma das grandes obras de engenharia do século XX, o Canal do Panamá foi inaugurado há exatamente 100 anos, no dia 15 de agosto de 1914. O empreendimento tem 77 km de extensão e, ao atravessar a América do Sul de lado a lado, possibilitou que embarcações viajassem entre os oceanos Pacífico e Indico de maneira muito mais rápida.

Estão CORRETAS somente as afirmativas:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14