Questões da prova URCA 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

Muitas doenças tropicais não possuem tratamento específico, como soro, antibióticos ou vacinas. Dentre essas doenças que as grandes corporações farmacêuticas não se interessam em desenvolver tratamento, podemos citar a chicungunha, comum no Haiti e que chegou no nordeste com os soldados brasileiros que serviram nesse país na força de paz da ONU. A respeito dessa doença é CORRETO afirmar:


Questão 62:

Assinale a opção correta que contém estruturas do nosso corpo capazes de produção de hemácias, células responsáveis por transportar O2 e CO2 no nosso sangue:


Questão 63:

As veias pulmonares são ligadas ao coração através do (a):


Questão 64:

Existem estruturas no corpo dos animais denominadas fâneros e que se regeneram caso sejam cortadas. São formadas basicamente por proteína e restos de células mortas. São exemplos dessas estruturas:


Questão 65:

Lombrigas não podem ser colocadas no mesmo filo das minhocas por que:


Questão 66:

A reprodução dos vegetais é baseada na alta capacidade de dispersão do material genético, pois de uma maneira geral, esse grupo de seres vivos é séssil. O fruto foi um avanço reprodutivo importante dentro da vida das plantas. A respeito dessa estrutura é INCORRETO afirmar:


Questão 67:

As leguminosas são um grupo de plantas muito cultivas pelo homem para a produção de sementes. Podemos citar como exemplo de plantas desse grupo:


Questão 68:

Nos últimos 30 anos a estatura da população brasileira aumentou em cerca de 8cm. A essa situação de aumento do porte teve muitos fatores que influenciaram. A respeito disso, é CORRETO afirmar:


Questão 69:

A água é o principal componente dos seres vivos e principal solvente de substâncias orgânicas e inorgânicas. O consumo dessa substância pelo ser humano deve ser precedido da análise da qualidade, pois o excesso de sal, cálcio ou magnésio pode causar sérios problemas a saúde. A quantidade dessas substâncias solvidas na água é medida nas escalas de:


Questão 70:

As palmeiras são monocotiledôneas presentes nas áreas tropicais de todo o mundo. São exemplos de palmáceas típicas da caatinga nordestina:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14