Questões da prova URCA 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Sobre as relações escravistas e o exercício da cidadania no período colonial brasileiro, assinale o que for CORRETO:


Questão 52:

“Quando o senhor restaurou nossa sorte tudo nos pareceu um sonho.
O nosso rosto encheu-se de alegria, A nossa boca de riso, os outros povos diziam ‘Grandes coisas fez o Senhor com eles’, Sim, maravilhas fez o Senhor conosco, Por isso estamos felizes. Muda Senhor, agora também, a nossa sorte, como as torrentes repentinas no seco solo da Neguev. Quem semeia com lágrimas colhe com alegria.
Aquele que sai andando e chora enquanto semeia, À volta, estará cantando carregando sua colheita."

(Salmo, 126. In Jaime Pinsky (org.) 100 Textos de história antiga. 4ª. ed. São Paulo: Contexto, 1988, p.55).

Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre o povo Hebreu na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 53:

“Nesta grande cidade... as casas se erguiam separadas umas das outras, comunicando-se por pequenas pontes levadiças e por canoas, e eram construídas com tetos terraceados. Observamos, ademais, os templos e adoratórios das cidades adjacentes, construídas na forma de torres e fortalezas e outras nas estradas, todas caiadas de branco e magnificamente brilhantes.” (Bernal de Castilho, século XVI, descrevendo suas impressões da cidade de Tenochtitlán. Apud Betty Meggers. América précolombina. In: Jaime Pinsky e H. Bruit, org. História da América Através de Textos. 2ª. Ed. Editora Cotexto: São Paulo: 1990, p. 189)

Sobre a cidade citada, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 54:

“Os governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis, por tê-los causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados” (Tratado de Versalhes, 1919).

Considerando o contexto histórico do final da 1ª. Guerra Mundial no qual foi assinado o Tratado acima, assinale a alternativa CORRETA:


Questão 55:

Em 09 de novembro de 1989, os 156 km de extensão, cerca de trezentas torres militares para observação, os cães policiais e as 127 cercas eletrificadas, desapareceram deixando um rastro de cerca de 80 mortos, 12 feridos e milhares de aprisionados nas diversas tentativas de fuga, e dezenas de milhares de famílias berlinenses divididas e sem contato algum.

O texto acima refere-se ao Muro de Berlim, segundo o qual podemos CORRETAMENTE afirmar:


Questão 56:

Veja só
A minha vida como está mudada
Não sou mais aquele
Que entrava em casa alta madrugada
Faça o que fiz
Porque a vida é do trabalhador
Tenho um doce lar
E sou feliz com meu amor
O Estado Novo veio
Para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!

A canção acima de Ataulfo Alves e Felisberto Martins, gravada em 1941, revela alguns elementos importantes do imaginário da sociedade brasileira entre 1937 e 1941, sobre os quais podemos corretamente afirmar:


Questão 57:

“Em sua língua, a hóstia recém-consumida se transformou em sangue pela primeira vez e,a partir daquele momento, ela seria, segundo seus próprios depoimentos, a esposa fiel de Cristo com a missão de “converter os pecadores, santificar as almas e liberar as almas do purgatório”. O sangue precioso que ali se derramara teria como objetivo fazer daquele lugar “uma porta do céu e um lugar de salvação para as almas”. Segundo o Padre Cícero, o fenômeno reproduziu-se durante todo o tempo quaresmal daquele ano e “principalmente às quartas e sextas-feiras de cada semana [...] o que se deu também uma vez, no sábado da Paixão no mencionado ano, depois do que passaram a ser diários até a Ascensão do Senhor”. (Edianne dos Santos Nobre. O Sagrado e a Teatralização do Mundo: espaços de salvação e purgação nos relatos das beatas do Padre Cícero. REVISTA DE HISTÓRIA SÃO PAULO, Nº 169, p. 381409, JULHO / DEZEMBRO 2013).

Considerando o texto acima identifique a alternativa CORRETA sobre o fenômeno e sujeitos históricos envolvidos no Milagre em Juazeiro.


Questão 58:

No início do ano de 1848, o pensador Alexis de Tocqueville, falou da Tribuna da Câmara dos Deputados da França, expressando: “Nós dormimos sobre um vulcão... Os senhores não percebem que a terra treme mais uma vez? Sopra o vento das revoluções, a tempestade está no horizonte”.

Sobre o contexto histórico no qual se inserem as palavras de Tocqueville, assinale CORRETAMENTE:


Questão 59:

Renascimento é o nome que se dá ao movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. Sobre este movimento assinale a alternativa CORRETA:


Questão 60:

Considere a letra da música a seguir:

Pra Ninar o Cariri
Abidoral Jamacaru

O sol doura o cume verde
Da chapada do Araripe
Sonolenta a tarde cai
Noite vem ninar o cariri
Dorme o canavial
Marmeleiro, piquizal
E as palmeiras do coco babaçu
Cores, claros urubus-rei, vim-vim, jacu, caboclo lindo
Zabelê, cigarras, papas-vento, guachinins, rolinhas.
Cascavel, guará, já vão dormir
Repousa o camaleão
Borboleta, gavião
Fecha a folha o malisal
Dorme em paz criança e ancião
Cores, claros urubus-rei, vim-vim, jacu, caboclo lindo
Zabelê, cigarras, papas-vento, guachinins, rolinhas.
Cascavel, guará, já vão dormir

Sobre a Chapada do Araripe cantada por Abidoral Jamacaru, assinale a alternativa CORRETA:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14