Questões da prova URCA 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

A figura a seguir mostra uma esfera de raio R onde a metade de seu volume está submerso em um fluido de densidade ρ1 e a outra metade de seu volume está submerso em um fluido de densidade ρ2. Podemos afirmar que a densidade do corpo é igual a:


Questão 12:

Certa quantidade de gás ideal ocupa um volume V0 quando sua temperatura é T0 e sua pressão é P0. Expande-se o gás, isotermicamente, até duplicar o seu volume. A seguir, mantendo o seu volume constante sua pressão é restabelecida ao valor original P0. Podemos afirmar que a temperatura final do gás neste último estado de equilibro é:


Questão 13:

O gráfico a seguir mostra os valores da pressão e do volume de um gás ideal nos estados A, B e C. Podemos afirmar que:


Questão 14:

Um corpo de massa 2 kg está executando um Movimento Harmônico Simples (MHS) com amplitude igual a 10 cm e período de 0,2 segundos. Suponha que as oscilações desse bloco são produzidas por uma mola de massa desprezível e a forças elástica que a mola exerce sobre o corpo obedece a Lei de Hook. Podemos afirmar que a constante de elasticidade dessa mola e o módulo da força máxima que age sobre o corpo são respectivamente, iguais a:


Questão 15:

Um observador em repouso, munido de um detector de frequências sonoras, detecta uma frequência igual a f1 quando uma fonte sonora se aproxima e uma frequência igual a f2 quando esta mesma fonte sonora se afasta. O fenômeno relacionado à alteração da frequência detectada por um observador e uma fonte sonora devido ao movimento relativo entre eles é chamado Efeito Doppler. Seja VS a velocidade de propagação do som no ar. Podemos afirmar que a velocidade da fonte sonora é igual a:


Questão 16:

Sejam A , B e C conjuntos quaisquer. Assinale a alternativa CORRETA.


Questão 17:

Considere as retas do plano cartesiano dadas por 5x−7y=32 e 2x+ 8y=27. Assinale a alternativa que apresenta a equação da reta que forma um ângulo de 45º com o eixo horizontal (medidos no sentido anti-horário partindo do sentido positivo do eixo Ox em direção a reta) e passa pelo ponto de interseção das duas retas dadas.


Questão 18:

Assinale a alternativa que apresenta o volume do maior cilindro com base circular que pode ser inscrito em um cubo cujo volume é de 27m³.


Questão 19:

Considere o sistema sobre as variáveis x e y:

Suponha que pelo menos um dos coeficientes a1, a2, b1, b2 é não nulo e que os pares ordenados (3,−5) e (2,−3) são soluções do sistema. É CORRETO afirmar que:


Questão 20:

Os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo, quando ordenados do menor para o maior, formam uma progressão geométrica crescente. É CORRETO afirmar que a razão dessa progressão é igual a


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13