Questões da prova URCA 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Uma das máximas da química é “semelhantes dissolvem semelhante”. Esta afirmação se baseia na afinidade que as moléculas apresentam uma em relação a outra através das forças intermoleculares, ou seja moléculas polares tem boa afinidade por outras moléculas polares enquanto que moléculas apolares tem boa afinidade por outras moléculas apolares. Marque a opção onde somente existem moléculas apolares.


Questão 42:

Pretende-se separar os componentes de uma mistura de álcool etílico, água, sal de cozinha e areia. Qual será a melhor sequência de métodos de separação para esta mistura?


Questão 43:

“A vida das grandes cidades do século XVIII, e muito particularmente Paris, suscitava uma série de pânicos. A esse respeito, podemos citar o exemplo do Cemitério dos Inocentes, no centro de Paris, onde se jogavam, uns sobre os outros, os cadáveres daqueles cujos recursos ou categoria social não bastavam para comprar, ou não os tornavam merecedores de uma sepultura individual. O pânico urbano é característico da preocupação, da inquietude político-sanitária, surgida à medida que se desenvolve a engrenagem urbana. Para dominar esses fenômenos médicos e políticos que causavam inquietação tão intensa à população das cidades, medidas precisavam ser tomadas.” (FOUCAULT, Michel. O nascimento da medicina social. IN: FOUCAULT, Michel. Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Org. MOTTAL Manoel Barros da. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011). Ditos e escritos, v. 7).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que discorre corretamente sobre as cidades europeias do século XVIII.


Questão 44:

“(...) 21 - Estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é liberado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais. (...)
27 – Eles pregam que a alma voa para fora do Purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa. (...)
45 – Os cristãos deveriam aprender que todo aquele que vê um homem necessitado e não socorre, e depois dá dinheiro para os perdões, não está comprando para si a indulgência do Papa, mas a cólera de Deus;
(...) 82 – Por que o Papa não esvazia o Purgatório apenas por caridade, se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica? (...)”

Considerando os trechos acima transcritos das 95 Teses de Lutero, que no ano de 2017 completaram 500 anos de publicação, analise nas alternativas abaixo aquelas nas quais Lutero protestava contra algumas ações da Igreja Católica e expunha alguns elementos de sua doutrina religiosa.

I – O reconhecimento de apenas dois sacramentos: batismo e comunhão.
II – A Bíblia como a única fonte para a fé.
III – O livre exame da Bíblia pelos fiéis.
IV – Extinção da hierarquia eclesiástica.
V – Salvação obtida através da graça.

Assinale:


Questão 45:

“Contudo a Revolução de Outubro teve repercussões muito mais profundas e globais que sua ancestral; pois se as ideias da Revolução Francesa, como é hoje evidente, duraram mais que o bolchevismo, as consequências práticas de 1917 foram maiores e mais duradouras que as de 1789. A Revolução de Outubro produziu de longe o mais formidável movimento revolucionário organizado da história moderna. Sua expansão global não tem paralelo desde as conquistas do Islã em seu primeiro século.” (HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995)

Considerando a citação de Eric Hobsbawm e os estudos sobre o “breve século XX”, assinale a alternativa correta sobre este período:


Questão 46:

“O ex-deputado federal Diógenes Arruda Câmara denunciou, em seu depoimento, em 1970, o que ocorreu à filha de seu companheiro de cárcere, o advogado Antônio Expedito Carvalho: (...) ameaçaram torturar a única filha de nome Cristina, com dez anos de idade, na presença do pai; ainda assim, não intimidaram o advogado, mas, de qualquer maneira, foram ouvir a menor e, evidentemente, esta nada tinha a dizer, embora as ameaças feitas – inúteis, por se tratar de uma inocente que, jamais, é obvio, poderia saber de alguma coisa” (Depoimento retirado do Livro Brasil Nunca mais: relato para a História, organizado pela arquidiocese de São Paulo, publicado em 1986, pela Editora Vozes, p. 44).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o Regime Militar brasileiro entre 1964 e 1985.


Questão 47:

Sobre o processo de colonização na América no contexto das transformações europeias, a partir dos séculos XV e XVI, é correto afirmar:


Questão 48:

“A transformação da renda em trabalho, na renda em espécie nada de fundamental altera na natureza da renda familiar (...). Por renda monetária entendemos aqui a renda fundiária que resulta de uma simples mudança de forma da renda em espécie, tal como esta não é mais do que uma modificação da renda em trabalho (...). A base deste tipo de renda, embora se aproxime a sua dissolução, continua a ser a mesma da renda em espécie, que constitui o seu ponto de partida. O produtor direto é ainda, como antes, o possuidor da terra, através da herança ou de qualquer outro direito tradicional, e deve efetuar ao seu senhor, enquanto proprietário de sua condição de produção mais essencial, a prestação de trabalho excedente na forma de corveia, isto é, trabalho não-pago pelo qual não se recebe equivalente, na forma de um subproduto transformado em dinheiro” (MARX, Karl. O Capital, v. 3, p. 774-777).

Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta ao que se apresenta no texto acima sobre o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, no início da Idade Moderna e fase de constituição do Estado Absolutista:


Questão 49:

"Isso é burrice, isso é atraso do que quer contestar e fica inventando essas bobagens. Não tem palácios de vidro! Os prédios foram até pequenos demais. Tanto que o Juscelino foi obrigado a fazer anexos, não é? Não era possível construir Brasília se fosse fazer um exame exato das necessidades, dos programas. A coisa foi feita de corrida! O congresso por exemplo, eu fui com o Israel Pinheiro até o Rio de Janeiro, medi o Congresso antigo e multiplicamos! Foi feito. O prazo era a coisa principal. Era construir a nova capital. E foi importante. Criou otimismo. Brasília tá lá, tá pronta.” (entrevista de Oscar Niemeyer. In COUTO, Ronaldo Costa. Brasília Kubitscheck de Oliveira. Rio de Janeiro: Record, 2002, p.13).

Sobre o processo de ocupação do território brasileiro e a construção de sua capital, assinale o que for correto.


Questão 50:

“Como uma mulher lamenta seu esposo enlaçando-o
Que tombou diante de sua cidade e de seu povo
Defendendo sua terra e suas crenças do dia fatal,
E, vendo-o morrer, convulso,
Lançada sobre ele, grita agudamente, mas atrás,
Lanceiros atacam-lhe as costas e os ombros,
Levam-na em cativeiro para sofrer pena e dor
E suas faces estão murchas pela agonia mais digna de piedade”
(HOMERO, Odisseia, 8, 523-531. Paris: Seuil, 1999)

Sobre a obra citada, podemos corretamente afirmar que se refere à (ao):


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13