Questões da prova URCA 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

“Ao usurário, a Igreja e os poderes laicos diziam: “Escolha: a bolsa ou a vida!. Mas o usurário pensava: o que eu quero é “a bolsa e a vida”. Os usurários impenitentes que, no momento da morte, preferiam não restituir o dinheiro mal adquirido ou mesmo leva-lo consigo para a morte zombando do Inferno que lhes era prometido, devem ter sido apenas uma minoria. Pode-se mesmo perguntar se não se tratava de usurários imaginados pela propaganda eclesiástica para melhor divulgar sua mensagem. Tal atitude seria explicada apenas pela descrença, e o descrente do século XIII aparece mais como uma hipótese do que como um personagem real.” (GOFF, Jacques le. A bolsa e a vida: a usura na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1989)

Assinale das alternativas abaixo aquela que podemos considerar correta em relação ao que afirma o historiador medievalista:


Questão 52:

A fim de regulamentar a propriedade da terra de acordo com as novas necessidades econômicas e os novos conceitos de terra e de trabalho, diversas leis importantes foram decretadas em diferentes países durante o século XIX. No Brasil, a lei para este fim ficou conhecida como a Lei de Terras de 1850, sobre a qual podemos corretamente afirmar:


Questão 53:

No final do século XVIII e início do século XIX, a América espanhola foi palco de diversas revoltas sociais, insurreições escravistas e lutas pela independência.

Sobre estes movimentos, é correto afirmar:


Questão 54:

“Todos os povos subjugados (...) eram obrigados a pagar-lhes pesados impostos, sob diversas formas: penas raras (do pássaro quetzal, por exemplo), pedras preciosas (como o jade), alimentos (milho, cacau), pessoas para oferecer em sacrifícios aos deuses. Consta que, todos os anos, chegavam à capital do império 7 mil toneladas de milho, 4 mil toneladas de feijão e cerca de 2 milhões de algodão. Prata e ouro, em enormes quantidades, eram levados todos os dias à poderosa cidade (...), dona do lago e cabeça de um vasto império”.

O texto do historiador Leandro Karnal, retirado de uma de suas obras, publicada pela FTC, 1996, p. 9-10, se refere a:


Questão 55:

“Se no período entre 1830/1840 foi de decadência para o Crato e sua região, a década de 1850 foi representada pela historiografia local como marco inicial de um renascimento, observável em uma série de fatores políticos, econômicos e sociais que realçaram o peso dessa cidade como liderança regional” (ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira. Quando o “anjo do extermínio” se aproxima de nós: representações sobre o cólera no Semanário cratense o Araripe (1855-1864). Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o “renascimento econômico do Cariri” aludido no texto:


Questão 56:

“Misteriosa é a tua saída das trevas
Neste dia em que é celebrada!
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu fazes viver todo o gado,
Tu – inesgotável – que dás de
Beber à Terra!
Senhor dos peixes, durante a inundação,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a prosperidade aos templos.
Para –se a tua tarefa e o teu trabalho,
Tudo o que existe cai em inquietação.”

A oração acima destaca uma importante sociedade da antiguidade oriental que se desenvolveu às margens de um dos mais importantes rios do mundo. Sobre esta sociedade, é correto afirmar:


Questão 57:

Embora o coloide citoplasmático seja uma substância de fácil dispersão de substâncias, existe um conjunto membranoso responsável pelo transporte intracelular nas células eucariontes. Esse conjunto membranoso é denominado de:


Questão 58:

As células animais e vegetais possuem uma série de estruturas que tiveram a mesma origem no processo de evolutivo, mostrando que esses dois grupos possuem origem em um ancestral primordial. Contudo, durante o estabelecimento dos dois grupos, estruturas intracelulares se desenvolveram e passaram a ser exclusivas de cada um dos grupos citados acima. Assinale a alternativa que possui apenas estruturas encontradas em células vegetal e ausente na maioria dos outros grupos de seres vivos.


Questão 59:

O núcleo celular possui nas células em interfase uma série de estruturas que são visualizadas ao microscópio ótico a partir da adição de corantes básicos. Essas estruturas são conhecidas como cromatina e nucléolo cuja constituição respectiva é:


Questão 60:

Um filamento de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas: ATT CGT CGC CCA. Caso essa sequência seja produtora de um filamento de RNA, essa sequência será:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13