Lenda da mandioca

A Lenda da Mandioca faz parte do folclore brasileiro e é de origem indígena. De acordo com a história, a filha do cacique de uma tribo tupi-guarani havia engravidado, e seu pai muito furioso, queria saber de quem era o bebê que ela estava esperando. A índia afirmava que não sabia como tal fato teria acontecido, pois não tinha se entregado para nenhum homem. O cacique não acreditou na filha.

Certa noite, o chefe da tribo sonhou que alguém lhe dizia para acreditar em sua filha pois ela contava a verdade. A partir deste momento, o cacique passou a aceitar a gravidez da filha e a esperar ansioso pela chegada da neta.

A menina era muito bonita, tinha a pele branca e se chamava Mani. Trazia muita alegria para a aldeia pois era uma criança muito feliz e querida. Durante uma manhã, Mani foi encontrada sem vida pela sua mãe. Com muita tristeza, o povo enterrou a menina dentro da própria oca. A terra ficava umedecida com tantas lágrimas, e depois de alguns dias, nasceu uma planta diferente no mesmo local onde o corpo havia sido enterrado.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca. Os índios passaram a utilizar a raiz da planta para fazer farinha e uma bebida chamada cauim.

No Brasil, a mandioca possui vários nomes, dependendo de cada região. Existem por exemplo, aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, mandioca-brava entre outros.

Mandioca. Foto: Luis Echeverri Urrea / Shutterstock.com

A mandioca é um tubérculo da família das Euphorbiaceae, que se desenvolve a baixo da superfície do solo. Ela possui ampla capacidade de adaptação, ou seja, nasce em variadas condições de clima e solo. Segundo pesquisadores, é uma planta muito antiga, cultivada e consumida antes mesmo da colonização no país.

Atualmente, é considerada um dos principais alimentos básicos da população mundial. Ela é produzida em mais de 100 países, sendo os maiores produtores Nigéria, Tailândia, Brasil, Indonésia, Angola, Gana e República Democrática do Congo, respectivamente. A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos, ficando atrás apenas do arroz e do milho.

Arquivado em: Folclore