Cidades mais populosas do mundo

Ouça este artigo:

Algumas das cidades mais populosas do mundo localizam-se nas duas nações com maior número de habitantes: China e Índia. Xangai e Pequim, apresentando população com totais de 25 e 22 milhões, seguidas de Delhi, com 27 milhões, e Mumbai (21,5 milhões), ilustram bem esta perspectiva que aponta para o desenvolvimento conjunto do bloco asiático.

Xangai e Pequim são as maiores cidades chinesas, representando o crescimento vertiginoso a que o país alcançou entre 1980 e 2020, tanto na área econômica quanto na social. Pequim é a capital chinesa, com uma história de milênios e grande tradição. Apresenta pontos de grande importância como a Cidade Proibida e uma diversidade de museus.

Delhi, capital da Índia, aliada a Mumbai, simbolizam a previsão de especialistas, indicando que gradualmente a população indiana ultrapassará a chinesa no decorrer dos anos. Mumbai, especificamente, é uma cidade litorânea, seus ícones são as cavernas onde se contemplavam os deuses, entre outros locais milenares.

Mas qual a cidade mais populosa do mundo?

Apesar da maior parte dos habitantes estarem na Índia e na China, a cidade com a maior população mundial fica no Japão, a capital Tóquio. Um dos maiores centros tecnológicos do mundo, Tóquio conta com 38 milhões de pessoas em sua área total.

Centro de Tóquio. Foto: Laitr Keiows / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Um cidadão estrangeiro que passeia pela cidade japonesa pode observar as multidões organizadas através de ruas e avenidas, além da infinita quantidade de moradias de todos os tipos e tamanhos que orbitam os seus arranha-céus iluminados.

Porém, quais são as outras cidades mais populosas do mundo?

São Paulo (21.846.507 habitantes)

Por ser a cidade mais populosa do Brasil, São Paulo apresenta pessoas de diferentes partes do país e do mundo, o que simboliza a sua diversidade cultural. Essa é uma das suas características mais significativas, sendo um exemplo da mistura entre etnias e tradições.

Cidade do México (21.671.908 habitantes)

Como capital do México, a Cidade do México possui diversas estruturas da cultura asteca, que é uma das maiores influências em sua formação histórica. A cidade mexicana, com seus milhões de habitantes, apresenta infraestrutura com nível elevado.

Cairo (20.484.965 habitantes)

Capital do Egito, Cairo é famosa no que se refere ao turismo, com seus grandes museus e as pirâmides, remetendo aos tempos áureos da humanidade.

Dhaka (20.283.552 habitantes)

Capital do Bangladesh, Dhaka tem sua importância ligada a um mundo asiático que se expande cada vez mais. Suas principais características são a presença das mesquitas e palácios.

Osaka (19.222.665 habitantes)

Cidade portuária do Japão, Osaka apresenta comércio desenvolvido e movimentado, além de contar com uma arquitetura moderna e apresentar tecnologia aliada à praticidade.

Outras grandes cidades

Há diversas cidades no mundo que, apesar de não estarem entre as maiores populações do mundo, estão entre as mais procuradas no que se refere a termos culturais e de desenvolvimento. Uma curiosidade é que, assim como Tóquio, elas não se localizam nas nações mais populosas da Terra.

Mas, quais são elas?

Um bom exemplo é Istambul, cidade europeia com maior população (14,5 milhões de pessoas), sendo que a Europa demonstra desde a década de 1980 os mais baixos índices de natalidade e apresenta envelhecimento populacional. Moscou, capital da Rússia, conta com 12 milhões de habitantes, apesar de estar no país com o maior território do mundo. Paris, que já foi o centro da cultura europeia e mundial, conta com 11 milhões de habitantes.

Fora estas cidades, existem localizações bastante populares e desenvolvidas apresentando populações menores quando comparadas às maiores cidades do mundo. Destacam-se entre elas Vancouver, Berlim, Londres, Califórnia, Sydney e Barcelona. Todas possuem menos de cinco milhões de habitantes. Outras cidades territorialmente pequenas, mas com grande interesse turístico, são: Sarajevo (314.000), Edimburgo (502.000) e Veneza (631.000).

Lista das 10 cidades mais populosas do mundo

  1. Tóquio
  2. Delhi
  3. Xangai
  4. São Paulo
  5. Cidade do México
  6. Cairo
  7. Dhaka
  8. Mumbai
  9. Pequim
  10. Osaka

Leia também:

Fontes:

https://www.intercultural.com.br/maiores-cidades-mundo/

https://www.tempo.com/noticias/actualidade/paises-e-cidades-com-mais-habitantes-no-mundo-aumento-demografico-da-populacao.html

https://diariodoestadogo.com.br/as-10-maiores-cidades-do-mundo-76411/

https://br.paipee.com/2021/03/16/conheca-as-10-cidades-mais-populosas-do-mundo/

Arquivado em: Curiosidades, Demografia