Economia da Oceania

Mestrado em Geografia (UFSC, 2015)
Graduação em Geografia (UFSC, 2012)

A Oceania é um continente formado por milhares de ilhas no Pacífico sul e se divide em três regiões: Melanésia (ilhas negras), Micronésia (ilhas pequenas) e Polinésia (muitas ilhas), além de Nova Zelândia e Austrália. A Melanésia deve seu nome aos habitantes nativos que possuem a pele negra e se localiza ao norte, nordeste e leste da Austrália. A Micronésia é formada por várias ilhas pequenas, e se localiza ao norte e nordeste da Melanésia. A Polinésia é o conjunto de ilhas mais distantes, entre o nordeste e sudeste da Austrália, chegando até o Havaí (EUA), ao nordeste, e Ilha de Páscoa (Chile), ao sudeste. Apesar de o continente possuir muitas ilhas, a maioria delas são territórios da França, Inglaterra e Estados Unidos. Portanto, poucos são os países independentes. Economicamente, apenas Austrália e Nova Zelândia se destacam no cenário mundial.

Vista de Sydney, Austrália. Foto: Victor Maschek / Shutterstock.com

As ilhas da Oceania, salvo Nova Zelândia, possuem uma economia subdesenvolvida, devido a fatores naturais, isolamento dos principais mercados, diminuto território, e fatores humanos, como a superpopulação e falta de mão de obra qualificada. O turismo é a principal fonte de renda das ilhas, mas a pesca e extração de produtos primários também têm relevância. A agricultura é praticada em pequenas unidades familiares, com raros latifúndios nas ilhas maiores. As principais exportações agrícolas são coco e derivados, além de cacau, especiarias e cana-de-açúcar. A extração de minérios ocorre em algumas ilhas, os principais minérios são os cobre e ouro, nas ilhas Fiji, Salomão e Nova Guiné, o níquel, na Nova Caledônia, e petróleo, na ilha de Irian Jaya.

A Austrália é o maior país da Oceania, tanto em território quanto em população (aproximadamente 70% da população do continente), além de possuir a economia mais bem desenvolvida do continente. A produção primária, agropecuária e extração mineral, possui grande importância na economia australiana. A agropecuária possui uma forte mecanização, o que aumenta a produtividade agrícola, e exporta principalmente produtos como tabaco, vinho e trigo, sendo um dos maiores produtores deste último e produtos derivados. Os principais rebanhos da Austrália são os ovinos, caprinos e bovinos. A extração mineral é o carro chefe da economia australiana. Minérios como a bauxita (maior produtor mundial), para produção de alumínio, cobre, ferro, níquel e ouro são as principais exportações do país, além de outros com menos impacto econômico. A indústria australiana é bem diversificada, com produção de produtos alimentícios, indústria química, metalurgia, siderurgia e petroquímicas sendo as principais indústrias do país. O turismo tem uma grande importância na economia, principalmente o turismo de estudos, sendo um dos principais destinos pra quem deseja fazer um curso no exterior.

A Nova Zelândia mudou sua economia nos últimos anos, passando de uma economia dependente da agropecuária para uma economia diversificada. A agropecuária ainda representa uma importante fatia da economia neozelandesa, principalmente o rebanho ovino e exportação de kiwi, além da pesca, da silvicultura, produção de peixes e frutos do mar, e do plantio e extração de madeira – exportadas principalmente para países asiáticos. No setor secundário, observamos uma forte indústria de base, com siderúrgicas e metalurgia, além da produção de petróleo. O turismo, assim como na Austrália, possui uma grande importância na economia do país.

Fontes:

http://conexaoescola.rj.gov.br/site/arq/geografia-regular-aluno-autoregulada-9a-4b.pdf

http://www.portaloceania.com/au-life-economy-port.htm

http://www.portaloceania.com/nz-life-economy-port.htm

http://www.geografiaopinativa.com.br/2013/06/a-economia-da-oceania.html

http://f1colombo-geografando.blogspot.com.br/2012/05/economia-da-oceania.html

http://geografianonoanofundamental.blogspot.com.br/2014/10/oceania-localizacao-aspectos-gerais-e.html

http://mineracaobrasil.blogspot.com.br/2012/11/a-mineracao-na-australia-australian.html

Arquivado em: Oceania