Kiwi

Especialista em Gestão Ambiental (AVM-RJ, 2012)
Graduada em Biologia (UFRural-RJ, 2009)

O Kiwi ou Quivi (Actinidia deliciosa) é uma fruta da família Actinidiaceae. Seu nome é uma homenagem ao pássaro símbolo nacional da Nova Zelândia.

Apesar de sua origem ser do sudeste da China, foi graças a neo zeolandes que o fruto ganhou destaque e o mundo. Na história da China, existem poucos registros da fruta, porém um neo zelandês levou a fruta para seu país e fez melhoramentos com cruzamentos com outras variedades até chegar na fruta que conhecemos hoje em dia. O mesmo foi introduzido no Brasil em 1970.

Kiwis . Foto: samsonovs / Shutterstock.com

O kiwizeiro é uma trepadeira sem gavinhas (diferente das videiras) com tronco único, folhas grandes com até 20cm, verdes, ovais e bordas serrilhadas. Suas flores nascem em grupos de 2 a 8, são brancas e perfumadas. O Kiwi é um fruto considerado exótico por conta de sua casca marrom cheia de pequenos pelos e uma polpa carnosa e suculenta verde, pela alta quantidade de clorofila, além de um sabor agridoce levemente ácido. Por conta da cor ser muito brilhante, é muito utilizado na decoração de buffets.

É uma planta típica de clima temperado ou subtropical. Por conta disso as regiões brasileiras onde encontramos seu cultivo é na região Sul, chegando até uma parte de Minas Gerais. Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, levemente ácido, drenável, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Não tolera estiagem ou encharcamentos. E as podas de formação visam conduzir a trepadeira corretamente sobre o suporte, as de verão consistem em retirar semanalmente as extremidades dos ramos e a de inverno visa encurtar os ramos de um ano, que irão florescer na próxima estação. Os frutos são colhidos antes de maduros e podem resistir entre 6 a 8 semanas armazenados e ocorre em Abril e Maio.

Fruto de consumo não tão difundido, essa fruta exótica foi incorporada nos costumes alimentares da população brasileira há muito pouco tempo, é extremamente saudável pois possui zero gorduras, zero colesterol e uma grande quantidade de antioxidantes. Em comparação com outras frutas, ele tem o dobro de vitamina C que a laranja, a mesma quantidade de vitamina E que um abacate, além de vitamina B1, carotenos e ácido fólico. Outro ponto de destaque é sua alta concentração de potássio que auxilia no combate a depressão e ansiedade, pois é considerado um ansiolítico natural.

Com pouquíssimas calorias, 90% de sua composição é água. Além disso possui muitas fibras que ajudam na regulação intestinal e é um laxante natural. Sua concentração de fibras é tão alta que podemos obter mais fibras do kiwi do que de um prato de flocos de cereais. Com toda essa composição ele é considerado um antiescorbútico, anti-infeccioso, antisséptico, bactericida, depurativo, diurético, microbicida e refrigerante.

Referências:

https://as19frutas.wordpress.com/2016/05/15/origem-do-kiwi/

http://poderdasfrutas.com/a-historia-do-kiwi/

https://www.jardineiro.net/plantas/kiwi-actinidia-deliciosa.html

Arquivado em: Frutas