Menores países do mundo

Ouça este artigo:

Os menores países do mundo são: Vaticano, Mônaco, Nauru, Tuvalu, San Marino, Liechtenstein, Ilhas Marshall e São Cristóvão e Névis. Embora estes países apresentem os menores territórios em escala mundial, muitos deles são bastante conhecidos e dotados de riquezas culturais e naturais.

1. Vaticano

O Vaticano é a menor nação do mundo. Está localizado na Itália, na cidade de Roma, na fatia ocidental da Europa. Apesar de pequeno, apresentando somente 0,44 km² e 1000 habitantes, é um dos países mais visitados do mundo. Isso se deve ao fato de o Vaticano ser o local onde reside o Papa Francisco e também de ser considerado como a sede mundial da Igreja Católica. Uma das principais estruturas do Vaticano é a Capela Sistina, na qual o pintor Michelangelo deixou sua marca no altar e no teto. Fora isso, há nos museus do país obras de arte da antiguidade, além da Necrópole Vaticana.

2. Mônaco

Mônaco é o segundo menor país do mundo. Sua localização se dá na região sul da França, bastante próximo à Itália. Pouco maior do que o Vaticano em extensão territorial, Mônaco apresenta cerca de 2 km² e quase 40 mil habitantes. Para se ter uma ideia, nenhum município brasileiro é menor do que Mônaco. Uma das principais atrações do país é o Grande Prêmio de Fórmula 1, as muitas recordações sobre pilotos e corridas que se vê pelos arredores; a Ópera de Monte Carlo e outras instâncias histórico-culturais milenares.

3. Nauru

Em extensão territorial, Nauru é reconhecido como o terceiro menor país do mundo. Sua área total abrange 21 km² e seu número de habitantes é de 10.000. Localizado nas proximidades da Austrália, no Oceano Pacífico, Nauru tem como principais características os seus recifes rasos, planto de corais, florestas, palmeiras e a Laguna Buada. Estas riquezas naturais fazem da ilha o paraíso dos mergulhadores profissionais. Por lá são encontrados diversos elementos que restavam da 2ª. Guerra Mundial, como bunkers, armas e casamatas do exército japonês.

4. Tuvalu

Tuvalu é o quarto menor país do mundo. Sua localização também se dá no Oceano Pacífico e, sua formação, a partir de um arquipélago composto por 9 atóis. A área total de Tuvalu é de 30 km² e por lá habitam 11 mil pessoas. Sua área é mundialmente conhecida pela prática de mergulho, passeios turísticos de barco e a rica arqueologia local.

5. San Marino

San Marino é a 5º menor país do mundo. Apesar do território pequeno, é considerado um dos mais ricos em escala global. San Marino apresenta cerca de 60 km² e uma população de 33.000 habitantes. É possível conhecer todas as cidades que formam San Marino em somente um dia, sendo que suas atrações principais são o Monte Titano e As Três Torres: Castello Della Guaita, De Lafratta e a Torre Del Montale.

6. Liechtenstein

Liechtenstein é considerada a 6ª menor nação do mundo. Localizado entre Áustria e Suíça, na Europa, sua área total é de 160 km² e apresenta cerca de 40 mil habitantes. As atrações principais de Liechtenstein são: Museu do Selo, Castelo de Vaduz, Castelo de Gutenberg e as grandes vinícolas.

7. Ilhas Marshall

Com cerca de 180 km² e população de 60 mil habitantes, as Ilhas Marshall são consideradas como o 7º menor país do mundo. Apesar de se tratar de um território utilizado como área de testes de bombas nucleares estadunidenses, as Ilhas Marshall apresentam atrações como: Ebeye Island, Atol Maloelap, Arno Atoll e o Alele Museum.

8. São Cristóvão e Névis

São Cristóvão e Névis formam o oitavo menor país do mundo. Sua área é de 269 km² e possui 53 mil habitantes. Charlestown é a sua capital, que é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial. Algumas de suas principais localidades são: Praia Oualie, plantação de açúcar de Wingfield, Parque Nacional de la Fortaleza de Brimstone Hill (St. Kitts) e outras belezas naturais.

Leia também:

Fontes:

https://www.titlemax.com/discovery-center/lifestyle/the-100-smallest-countries-in-the-world/

https://www.worlddata.info/the-smallest-countries.php

https://timesofindia.indiatimes.com/travel/destinations/a-look-at-worlds-top-5-smallest-nations/photostory/87249675.cms

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/confira-atracoes-dos-10-menores-paises-do-mundo,22ce87b9661a8310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Arquivado em: Geografia