Planalto Paulista

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O Planalto Paulista ou Planalto Ocidental Paulista, se encontra a oeste, formado a partir de bacias sedimentares do Paraná, com rochas do Cretáceo e sedimentos do Cenozoico, sendo arenitos do Grupo Bauru, e basaltos da Formação Serra Geral, além de depressões tectônicas, que cobrem praticamente metade do estado de São Paulo. Ocupando uma área de 126 mil km², vai desde a capital do estado até o rio Paraná, em fronteira com o estado do Mato Grosso do Sul. Seu relevo é tabuliforme, ou colinosos, de topos aplainados e colinas amplas.

Seu clima é predominantemente tropical, quente e úmido, com precipitações anuais moderadas. Suas altitudes variam entre 200 a 1000 metros, obtendo uma vegetação de Mata Atlântica.

Este planalto sofre com processos erosivos, devido aos processos de ocupação e uso do solo.

Bibliografia:

ROSS, Jurandyr L. S.; MOROZ, Isabel Cristina. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo. Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia. FFLCH/USP. Revista Fapesp, 1998.

GUEDES, Ivan Claudio. Análise Morfotectônica do Planalto Ocidental Paulista, ao sul do Rio Tietê: indicadores de deformações neotectônicas na fisiografia da paisagem. Rio Claro –SP, 2014.

http://revistapesquisa.fapesp.br/1998/09/01/o-novo-mapa-de-relevo-paulista/
http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_II/antonio_manoel_dos_santos_oliveira.pdf
http://www.labogef.iesa.ufg.br/links/sinageo/articles/379.pdf
http://www.sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents/6382/i_2_2geomorfologia.pdf

Arquivado em: Brasil