Vegetação do Ceará

A vegetação cearense caracteriza muito bem o estado, seja de forma física, social ou cultural. A maior parte do Ceará apresenta cobertura vegetal da caatinga, típica do sertão, entretanto, outros tipos de vegetação ocorrem em seu território. São elas: floresta tropical, cerrado e vegetação litorânea.

A caatinga é a cobertura vegetal predominante do Ceará – cerca de 46% do território apresenta tal tipo de vegetação. Sua ocorrência se dá desde Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, até a divisa com o estado do Pernambuco, concentrando-se especialmente na porção central do território. Presente em regiões de clima semiárido, a caatinga tem como principal característica a vegetação xerófita, ou seja, resistente à escassez de recursos hídricos. No Ceará, podem ser encontrados dois tipos de unidades fitoecológicas deste tipo vegetal: caatinga arbórea e caatinga arbustiva.

A caatinga arbórea tem como características as árvores altas (que podem atingir 20 metros de altura), os caules retilíneos e um sub-bosque de espécies menores como arbustos. Entre as principais espécies da caatinga arbórea estão braúnas, aroeiras e angicos-vermelhos, essas últimas marcadas pela baixa densidade em relação às demais. A caatinga arbustiva, por outro lado, é decorrência da degradação humana sobre o meio ambiente. Alguns de seus aspectos são o porte baixo, os caules retorcidos e a densidade, que varia entre tipos vegetais mais densos e outros mais abertos. Juremas, catingueiras, sabiás e mandacarus são algumas das espécies dominantes da caatinga arbustiva.

Em regiões serranas, marcadas pela altitude e pela umidade, se distribuem as florestas tropicais do estado, sendo possível dividi-las em matas úmidas e matas secas. As primeiras possuem árvores de grande porte, subperenifólias, inseridas em terrenos com alto índice de pluviosidade. Por outro lado, as matas secas perdem suas folhas na estação seca e não estão necessariamente associadas a cursos d’água. Na costa cearense, a vegetação típica é a litorânea com matas ciliares, matas de tabuleiro e herbáceas higrófilas, distribuídas ao longo dos 573 km da linha de costa. Já em áreas próximas à divisa do Piauí, a cobertura vegetal presente é o carrasco, uma capoeira densa, xerófita, com espécies próprias, mas também de cerrado, de caatinga e de mata, que quase não possui espécies de cactáceas e bromeliáceas.

Atualmente, Ceará conta com mais de 60 Unidades de Conservação (UC) sob cuidados federais, estaduais, municipais e particulares. A maioria se volta à preservação da vegetação litorânea como o Parque Estadual do Rio Cocó, o Parque Nacional de Jericoacoara e o Parque Ecológico do Acaraú. Há ainda outras UC’s que têm como finalidade a proteção da caatinga, tais como as Estações Ecológicas de Aiuaba e Castanhão. As Áreas de Proteção Ambiental da Bica do Ipú, da Serra da Aratanha e da Serra do Baturité se destacam pelo intuito de preservação das matas úmidas cearenses, sendo essa última uma das mais antigas criadas pelo estado.

 

Referências bibliográficas:

AGÊNCIA Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/>. Acesso em: 25 de agosto de 2016.

ALMANAQUE Abril. São Paulo: Abril, 2015.

ARAÚJO, Francisca S. (et al.). Composição florística da vegetação de carrasco, Novo Oriente, CE. Revista Brasileira de Botânica, vol. 21, n. 2, São Paulo, ago. 1998.

FLORA do Ceará. Disponível em: <http://www.floradoceara.com.br/>. Acesso em: 25 de agosto de 2016.

FLORESTAS tropicais no CE se adaptam às mudanças do clima, diz estudo. Disponível em: <http://www.funceme.br/index.php/comunicacao/noticias/590-florestas-tropicais-no-ce-se-adaptam-%C3%A0s-mudan%C3%A7as-do-clima,-diz-estudo>. Acesso em: 25 de agosto de 2016.

INSTITUTO de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br/>. Acesso em: 24 de agosto de 2016.

SANTOS, Patrícia Cardoso dos (et al.). Enciclopédia do Estudante: geografia do Brasil: aspectos físicos, econômicos e sociais. São Paulo: Moderna, 2008.

SECRETARIA do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.semace.ce.gov.br/>. Acesso em: 25 de agosto de 2016.

UNIDADES de Conservação do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/mapa-das-unidades-de-conservacao-do-estado-do-ceara.pdf>. Acesso em: 25de agosto de 2016.

Arquivado em: Ceará