Bacia Endorréica

Uma bacia endorréica é um tipo de bacia hidrográfica onde, por motivos geográficos ou climatológicos, a água não chega a atingir o mar.

As bacias hidrográficas são conjuntos de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes e que têm como principais elementos os divisores de água, nascentes, e os cursos d’água. Os cursos d’água, também chamados de afluentes, convergem sempre para um rio principal e este atinge o mar no local geralmente chamado de foz. Acontece que as bacias endorréicas são um tipo especial de bacia hidrográfica que possui a característica muito peculiar de secar antes mesmo de chegar perto da costa.

Este tipo de bacia hidrográfica é comum em regiões muito quentes e secas, ou então, mais raramente, em locais onde a água ficou de alguma forma aprisionada por cadeias de montanhas, neste caso, diz-se que a bacia encontra-se em uma depressão endorréica.

Nos locais onde a taxa de evaporação é muito grande, excedendo a taxa de alimentação, formam-se depósitos salinos chamados então de “bacias salinas”.

A maior bacia endorréica do mundo é a bacia da Ásia central, com uma extensão que vai desde os países bascos até o norte da China. O Mar Cáspio é o maior lago endorréico do mundo, e o Mar Morto são exemplos de lagos endorréicos formados por causa do relevo que, por ser abaixo do nível do mar, não permite um escoamento de suas águas até aquele.

A bacia endorréica do planalto andino é um exemplo de bacia endorréica que pode mudar de situação ao longo do tempo. Acontece que, por vezes, a água do rio Desaguadero, que corre por um vale, sofre obstruções causadas por desmoronamentos em suas margens o que pode obstruir seu curso e impedir que ele drene as águas do Lago Titicaca, dando a este a característica de uma bacia endorréica.

Outras bacias hidrográficas do tipo endorréicas importantes são as da Austrália (bacia do lago Eyre), algumas bacias do norte, sul e leste da África (Botsuana: rio Okavango; entre Chade e Camarões: Lago Chade; Namíbia: Etosha) e a Great Basin nos EUA, entre outras.

Arquivado em: Hidrografia