Sílaba

Mestra em Letras e Linguística (UFG, 2016)
Licenciada em Letras-Português (UFG, 2009)

Sempre abrir.

Sílabas são fonemas (sons) pronunciados por apenas uma emissão de voz. As palavras de nossa língua podem ser formadas por uma única sílaba ou por um conjunto delas.

Por ser de origem Latina, a Língua Portuguesa possui variadas entonações vocálicas e por isso as sílabas podem ser pronunciadas de diferentes maneiras (entonações). Veja, por exemplo, as sílabas que compõem as palavras CELA e LAGO:

  • CE-LA
  • LA-GO

Podemos observar que ambas palavras possuem duas sílabas (dissílabas). A palavra CELA apresenta a primeira sílaba (CE) com maior intensidade em relação à segunda sílaba (LA).

Já na segunda palavra, LAGO, temos a primeira sílaba (LA) com maior intensidade em relação à segunda (GO). Observe que a Vogal “A” apresenta entonações diferentes nestas palavras, sendo mais fechada na primeira e mais aberta na segunda.

É importante observar que algumas palavras apresentam grafias idênticas ou muito semelhantes (homógrafas), entretanto, apresentam diferentes entonações silábicas, diferentes pronúncias e significados. Veja:

  • SABIA – SA – BIA (Verbo SABER no tempo Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo)
  • SÁBIA – SÁ – BIA (Pessoa dotada de muita sabedoria)
  • SABIÁ – SA – BI – Á (Espécie de pássaro)

As palavras acima têm grafias semelhantes mas possuem significados diferentes, elas são diferenciadas pela distribuição silábica e pela existência e/ou posição de uma sinal gráfico de acentuação.

A palavra SABIA é formada por duas sílabas, sendo a primeira composta por “SA”, e a segunda por “BIA”, a consoante “B”, a Vogal “I” e a Semivogal “A”.

Já a palavra SABIÁ é formada por três sílabas (trissílaba), sendo as duas primeiras com menos intensidade fonética (SA – BI) e a terceira com maior intensidade fonética, representada apenas pela Vogal “Á” acentuada tonicamente.

Assim, é possível afirmar que o núcleo, a base das sílabas em nossa língua são as Vogais (A – E – I – O – U). Isso significa que em todas as sílabas de todas as palavras há pelo menos uma Vogal.

Não é possível haver mais do que uma Vogal em uma mesma sílaba, pois se houver outras Vogais, uma delas terá maior menor intensidade fonética e as outras menos intensidade, sendo considerada, portanto, como Semivogais. É o que podemos observar na segunda sílaba da palavra SÁBIA (SÁ – BIA). A sílaba “BIA” é composta pela Vogal “I” e pela Semivogal “A”.

As sílabas podem ser classificadas em Átonas ou Tônicas, de acordo com a menor ou maior intensidade na pronúncia.

Classificação das sílabas

Sílabas átonas

Sílabas Átonas são aquelas que pronunciamos com baixa intensidade fonética.

Exemplo:

  • MILHO = MI - LHO

A Sílaba “LHO” é Átona, pois apresenta menor intensidade fonética (som mais fraco).

Sílabas tônicas

Sílabas Tônicas são aquelas que pronunciamos com maior intensidade fonética (som mais forte).

Exemplo:

  • MILHO = MI - LHO

A sílaba “MI” é Tônica, pois apresenta maior intensidade fonética.

Assim, a palavra MILHO é formada por duas sílabas, a primeira Tônica (MI) e a segunda Átona (LHO).

Veja outros exemplos:

  • ESPELHO - ES – PE – LHO

As sílabas “ES” e “LHO” são Átonas e a sílaba “PE” é Tônica, a mais forte foneticamente.

  • ÁSPERO – ÁS – PE - RO

A sílaba “ÁS” é Tônica, mais intensa, e as sílabas “PE” e “RO” são Átonas, menos intensas foneticamente.

Você observou que na palavra ÁSPERO há um acento Tônico, representado pelo sinal [´] na Vogal “A” da sílaba “ÁS”. Assim, fica fácil saber qual é a a laba Tônica, pois a presença de um acento sinaliza a maior entonação, intensidade fonética.

Outro acento que marca a intensidade fonética de uma sílaba é o acento Agudo, popularmente chamado de “chapeuzinho do vovô”, representado pelo sinal [^], como na palavra “VOVÔ”.

Para saber qual é a Sílaba Tônica de uma palavra que não apresenta acento gráfico, uma dica: basta pronunciá-la como se estivesse longe da pessoa com quem está falando. A sílaba pronunciada de maneira mais “esticada” é a Tônica.

Leia também:

Arquivado em: Linguística