Alcachofra

A alcachofra (Cynara cardunculus) é uma planta dicotiledônea de origem européia pertencente à família Asteraceae, também referida como Compositae, da qual fazem parte mais de 22.000 espécies de plantas, entre elas as margaridas e os girassóis. Cultivada no mundo todo, a alcachofra é muito apreciada devido as suas propriedades medicinais e por ser uma iguaria exótica muito nutritiva.

Alcachofra. Foto: UliAb / Shutterstock.com

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Gênero: Cynara
Espécie: Cynara cardunculus

Segundo a morfologia externa das alcachofras, podemos descrevê-las como sendo plantas que atingem uma altura aproximada de 2 metros, possuem folhas de cor verde-acinzentada penatífidas e muitas vezes espinhosas de 50 a 80 cm de comprimento e 40 cm de largura e, suas flores que possuem coloração que varia do azul ao roxo, estão reunidas em um grande capítulo envolvido por numerosas brácteas coriáceas, que é a parte comestível da inflorescência da planta. A alcachofra produz grandes frutos aquênios, normalmente secos e é considerada uma planta perene.

As alcachofras se propagam a partir do plantio de sementes ou através de mudas, sendo esta última opção a mais recomendada. Dentre os principais produtores de alcachofra podemos destacar a Itália, Espanha, Argentina, França e Marrocos, porém a planta é cultivada no mundo todo. No Brasil, ela é produzida principalmente nos Estados de São Paulo (nos municípios de Piedade, São Roque e Ibiúna), Paraná e Rio Grande do Sul. A alcachofra se adapta muito bem em ambientes quentes e em solos argilo-silicosos, profundos e drenados, cujo pH esteja em torno de 6,5 (neutro). Geralmente o plantio é feito no outono e a colheita realizada na primavera.

Consumida de variadas maneiras a alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês. Além disto, também é considerada uma planta com propriedades medicinais. Ela atua como tônico digestivo, diurética, estomáquica, hepatoprotetora, laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos), hipoglicemiante, depurativa e é eficaz na redução do colesterol ruim. Por conter uma substância denominada cinarina (componente químico ativo que confere sabor amargo), a alcachofra estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado e consequentemente prevenindo várias doenças hepáticas. A alcachofra também tem sido muito eficaz no combate as gorduras, por isto ela esta inclusa em muitas dietas para perda de peso. No entanto, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a alcachofra devem evitar o seu consumo.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcachofra
http://www.saudenarede.com.br/fitoterapicos/alcachofra.html
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A16alcachofra2.htm
http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp?f_cod=1