Conjunções Integrantes

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Mestra em Letras e Linguística (UFG, 2016)
Licenciada em Letras-Português (UFG, 2009)

Categorias: Português
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As Conjunções Integrantes são aquelas que ligam à Oração Principal as Orações Subordinadas Substantivas, as quais desempenham funções próprias dos Substantivos, como: Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Predicativo, Complemento Nominal e Aposto. As Conjunções Integrantes mais utilizadas na Língua Portuguesa são “que” e “se”.

Observe os exemplos:

Orações principais / Orações Subordinadas Substantivas

Para compreender sobre os efeitos de sentidos provocados por essa classe de palavra nas orações, vamos relembrar o que são Conjunções?

Conjunções são a classe de palavras da Língua Portuguesa cuja função é unir as orações, estabelecendo entre elas uma relação de coordenação ou subordinação (dependência).

Observe os exemplos:

As palavras e locução sublinhadas são Conjunções, responsáveis por unir orações, completando ou complementando os sentidos umas das outras.

Tipos de Conjunções

Como sabemos, as Conjunções são a classe de palavras em Língua Portuguesa que têm a função de unir duas ou mais orações, estabelecendo entre elas relações de Coordenação ou Subordinação. Assim, as Conjunções são classificadas em: Coordenativas ou Subordinativas.

Conjunções Coordenativas

As Conjunções Coordenativas integram em um mesmo Período as orações Coordenadas, que são aquelas sintaticamente independentes umas das outras por possuírem os elementos essenciais para a construção de sentidos: Sujeito e Predicado ou apenas Predicado. Embora sejam orações sintaticamente independentes, as informações podem se complementar se unidas por meio de uma Conjunção Coordenativa ou por Vírgula.

Exemplo:

Gosto muito de séries e filmes porém estou sem tempo.

Observe que tanto a oração 1 como a oração 2 apresentam os elementos essenciais: Sujeito (eu – Gosto, estou) e Predicado (Gosto muito de séries e filmes, estou sem tempo) e por esse motivo são independentes sintaticamente uma da outra. Assim, a palavra responsável por unir as informações das duas orações é a Conjunção Coordenativa Adversativa “porém”, estabelecendo entre elas uma relação de oposição.

As Conjunções Coordenativas são:

Conjunções Subordinativas

As Conjunções Subordinativas integram em um mesmo Período as orações sintaticamente dependentes umas das outras, determinando ou completando seu sentido. Exemplo:

Caso chova demais, não iremos.

Observe que, enquanto a oração 2 é composta pelos elementos essenciais: Sujeito (eu) e Predicado (não vou), a oração 1Caso chova demais” é construída sem Sujeito, e por esse motivo torna-se dependente sintaticamente da oração 2 para que seu sentido seja completo. Assim, a palavra responsável por complementar o sentido da oração 2 é a Conjunção Subordinativa Condicional “Caso”.

As Conjunções Subordinativas são:

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!