Classificação de Bases Inorgânicas

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A funções estudadas na química inorgânica são em número de quatro: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos. A segunda das funções apresentadas, as bases, podem ser definidas conforme a teoria de Arrhenius, como sendo compostos que em solução aquosa se dissociam, liberando ânions OH-.

O termo dissociação refere-se à reação química que irá liberar um cátion diferente de H+ e um ânion hidroxila (OH-), a partir de uma ligação química de natureza iônica (entre o cátion metálico e o ânion não-metálico) existente entre eles quando no estado sólido. Esta ligação, quando em meio aquoso, é rompida, de modo aos elétrons envolvidos migrarem para o ânion, que apresenta maior eletronegatividade, deixando o metal (de menor tendência a atrair elétrons) carregado positivamente.

Conforme seu comportamento físico e químico, as bases inorgânicas admitem algumas classificações, de acordo com os critérios básicos estabelecidos abaixo:

a) QUANTO AO NÚMERO DE GRUPOS OH-:

  • Monobases: apresentam apenas um grupo OH- na molécula. Ex. hidróxido de sódio (NaOH).
  • Dibases: apresentam dois grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).
  • Tribases: apresentam três grupos OH- na molécula. Ex. hidróxido de alumínio (Al(OH)3).

b) QUANTO À SOLUBILIDADE EM ÁGUA:

c) QUANTO À LIBERAÇÃO DE ODOR:

  • Voláteis: são aquelas que apresentam odor característico, ou seja, possuem baixo ponto de ebulição.  A única base inorgânica volátil é o hidróxido de amônio (NH4OH).
  • Fixas: são aquelas que não apresentam odor, ou seja, possuem elevado ponto de ebulição. São todas as demais bases, excetuando-se o hidróxido de amônio, mencionado acima.

De acordo com as classificações básicas apresentadas, as bases hidróxido de lítio e hidróxido de bário, respectivamente mostradas abaixo, podem ser classificadas como:

  • NaOH: monobase, solúvel e fixa.
  • Ba(OH)2: dibase, parcialmente solúvel e fixa.

Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Arquivado em: Química
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: