Nitroderivados

Todo composto orgânico que apresenta em sua fórmula grupos funcionais do tipo nitro (NO2) são classificados como nitroderivados. São substâncias geralmente tóxicas e de alta exotermicidade.

A síntese dos nitroderivados se dá através da reação do ácido sulfúrico com ácido nítrico. Veja alguns exemplos desse tipo de compostos:

Ácido pícrico

Substância altamente explosiva , representada pela fórmula molecular é C6H3N3O7, também conhecida como trinitrofenol, muito utilizado antigamente na produção de armamentos e granadas, e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos para queimaduras. É um sólido amarelo, fortemente ácido. Hoje é utilizado na indústria de tingimentos, baterias elétricas, foguetes, antissépticos e outros. Reage fortemente com a creatinina, formando o complexo creatina-picrato, pode também ser utilizado na dosagem da creatinina no sangue. Na medicina legal é usado na detecção de espermatozoides. É incompatível com a maioria dos oxidantes fortes, bases, amônia e a boa parte dos metais. Sensível ao calor, ao choque e ao atrito. Deve ser mantido umedecido com mais de 10% de água. Se inalado, pode causar danos aos pulmões, a exposição frequente provoca distúrbios no fígado e nos rins.

Trinitrotolueno (TNT)

Sólido levemente amarelado, de alto poder explosivo. É obtido por meio da nitração total do tolueno, em que o este reage com o ácido nítrico. Foi inventado no desenrolar da Primeira Guerra Mundial. É insensível a agitação, impacto ou atrito. Não reage com metais, não absorve água, reage com alcaloides e pode ser estocado por muito tempo.

Ácido estíficnico

Apresenta três radicais nitro e duas hidroxilas ligados a um anel benzênico, representado pela fórmula molecular C6H3N3O8, mais denso que a água, de ponto de fusão de 180°C e massa molar de 245,11 g/mol.

Nitroglicerina (trinitroglicerina ou trinitrato de glicerina)

Obtida a partir da nitração da glicerina, expressa pela fórmula química C3H5N3O9. É utilizada na fabricação dos mais fortes explosivos, como a dinamite, munições, e na medicina é usada como vasodilatador no tratamento de doenças cardíacas.

Os compostos nitroderivados participam de várias reações orgânicas: os alifáticos, por exemplo, reagem com ferro e ácido clorídrico, reduzindo-se a amidas, também podem ser convertidos em aldeídos ou cetonas por meio da reação de Nef.