São Petersburgo

Cenário cinzento de diversos romances de Fiódor Dostoiévski, São Petersburgo (Rússia) localiza-se às margens do rio Neva, no Mar Báltico. É uma cidade federal russa que já teve os nomes de Petrograd entre os anos de 1914 e 1924; e Leningrado, de 1924 a 1991. Usualmente, a cidade costuma ser chamada somente por Petersburgo e, de maneira informal, é conhecida como Piter.

Catedral de Santo Isaac através do rio Moyka (São Petersburgo, Rússia). Foto: Roman Evgenev / Shutterstock.com

No ano de 1703, São Petersburgo teve sua fundação pelo czar Pedro, o Grande. A cidade foi capital do Império Russo por um longo tempo, entre os anos de 1713 e 1728 e entre 1732 e 1918. Após a Revolução Russa, São Petersburgo deixa de ser a capital do país, sendo substituída por Moscou. No que se refere ao território, é considerada a 4ª maior cidade da Europa e a 2ª maior da Rússia. A área apresenta mais de quatro milhões de habitantes e seis milhões vivendo em áreas adjacentes. Fora isso, é um porto estratégico para a Rússia no Mar Báltico, além de ser um dos mais importantes centros de cultura do continente europeu.

Comumente, São Petersburgo é conhecida no Oeste Europeu da Rússia como o maior território da região. Levando-se em consideração as cidades de todo o mundo que possuem mais de 1 milhão de habitantes, a urbe russa é a que se localiza mais ao Norte. O conjunto de monumentos encontrados na área, além de um respeitado centro histórico; são considerados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio mundial. Considerada a capital do Norte, na cidade são encontrados diversos grupos internacionais, empresas, bancos, consulados estrangeiros, entre outros negócios.

Vários acontecimentos históricos foram protagonizados em São Petersburgo. Na cidade, os soldados vermelhos venceram o Exército de Adolf Hitler. Aproveitando-se das baixas temperaturas do inverno do território russo, a URSS derrotou as forças do Eixo, episódio que impulsionou o fim da Segunda Guerra Mundial. Entre outras personalidades importantes que fazem parte da cultura de São Petersburgo estão Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, que começaram suas trajetórias políticas na região norte do país.

Entre outros aspectos, São Petersburgo é conhecida pelos diversos batedores de carteira que cometem pequenos delitos na cidade. Retratados em filmes como Pickpocket, do diretor francês Robert Bresson, os turistas inexperientes acabam percebendo que perderam seus pertences horas após o furto. As autoridades recomendam aos visitantes que fiquem atentos em locais de muita movimentação como as estações de metrô e trens.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Petersburgo
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,antiga-e-renovada-,975025,0.htm

Arquivado em: Rússia