Tipos de teste de Coronavírus

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

COVID-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, também conhecido como Coronavírus, um retrovírus que possui o RNA ou ARN (ácido ribonucleico) como material genético. A doença é originária da China, e os primeiros casos ocorreram na cidade de Wuhan. Rapidamente o vírus se difundiu pelo restante da Ásia, Europa e Américas, forçando a Organização Mundial de Saúde declarar a COVID-19 uma pandemia. A doença é transmitida basicamente pelas gotículas de indivíduos contaminados e também pelo toque de superfícies contaminadas com o vírus. Nem todos os doentes apresentam sintomas, mas quando presentes, os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, coriza e variar de uma simples gripe a uma grave pneumonia. Perda de olfato e paladar tem sido relatado em pacientes sintomáticos. Existem várias formas de diagnóstico da doença, variando de testes rápidos de poucos minutos a testes mais específicos que podem demorar mais de um dia para o resultado final. Os testes para detecção da COVID-19 podem ser: molecular, que detecta a presença do RNA do vírus na amostra ou teste sorológico que identifica a presença de antígeno - moléculas que se ligam aos anticorpos - ou os próprios anticorpos, que são as moléculas responsáveis pela resposta imune, na amostra em estudo.

Diagnóstico por RT-PCR

É o teste padrão de referência (ou “padrão-ouro”) para a detecção do RNA do vírus na amostra estudada. É realizada a amplificação do ácido nucléico viral pela reação em cadeia de polimerase (PCR – Polymerase Chain Reaction). Deve ser realizado na primeira semana após o aparecimento dos primeiros sintomas, quando há uma grande quantidade de vírus no organismo. O resultado sai em cerca de 4 horas. O exame é feito coletando-se com um tipo de cotonete específico (“swab”) secreções da mucosa do nariz e da boca. A principal limitação do método é o custo mais alto em relação ao teste rápido.

Coleta de amostrar de secreções da mucosa nasal para realização de teste RT-PCR de coronavírus. Foto: zstock / Shutterstock.com

Testes sorológicos/imunológicos

São testes que detectam, ou não, a presença de anticorpos (do tipo IgM e IgG) na fase aguda e na fase convalescente da doença em amostras de sangue coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

Os testes sorológicos para identificação do coronavírus são:

1. Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA) - se baseia em uma reação enzimática;

2. Imunoensaio quimioluminescente (ECLIA) - torna a reação antígeno-anticorpo visível por uma reação química;

Os testes ELISA e ECLIA têm por objetivo detectar anticorpos específicos contra a COVID-19 que o organismo humano produz em resposta à infecção viral. Eles são indicados a partir do sétimo dia da doença. Os resultados negativos não descartam contato prévio com o vírus, e devem ser repetidos após uma semana para confirmação ou não.

3. Imunocromatografia para detecção de anticorpos (ou teste rápido de coronavírus) – detecta rapidamente os anticrpos IgM e IgG na amostra. Possui baixa sensibilidade e baixa especificidade, ocasionando muitos falso-positivos e falso-negativos.

Um teste rápido de coronavírus. O resultado é mostrado em poucos minutos, mas é pouco confiável. Foto: Cryptographer / Shutterstock.com

4. Pesquisa de antígenos - método de imunocromatografia para detecção de antígeno – detecta proteínas específicas do vírus. Utiliza-se secreção retirada do nariz e/ou garganta através de um tipo de cotonete específico (“swab”).

Para cada fase da doença há um teste específico que ajudará no diagnóstico correto da doença.

Bibliografia:

Os riscos e as limitações dos testes rápidos de coronavírus. Disponível em: https://cesrj.com/2020/04/30/os-riscos-e-as-limitacoes-dos-testes-rapidos-de-coronavirus/ Acessado em 06/11/2020.

RT-PCR ou sorológico? Entenda das diferenças entre os testes para a covid-19. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/rt-pcr-ou-sorologico-entenda-as-diferencas-entre-os-testes-para-a-covid-19/ Acessado em 06/11/2020.

Sobre a doença. O que COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#diagnostico Acessado em 06/11/2020.

Testes para a Covid-19: como são e quando devem ser feitos. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/testes-para-covid-19-como-sao-e-quando-devem-ser-feitos Acessado em 06/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde