Seiva

Por Marilia Araujo
A seiva é o líquido que circula dentro do vegetal, através de vasos específicos, conduzindo água e sais minerais e outros componentes que alimentarão o vegetal. A seiva está para aplanta como o sangue está pa os animais, assemelham-se na sua importância e na teia circulatória que possibilita esse trânsito alimentar.

Atualmente são conhecidos dois tipos de seiva, a bruta e a elaborada.

Seiva Bruta e Elaborada

A seiva bruta é formada ainda nas raízes, quando a planta coleta do solo os nutrientes que depois serão conduzidos até as folhas e caule para que possa acontecer a fotossíntese e transformá-los em seiva elaborada. Esta condução, que ocorre no xilema, para ter sucesso é preciso contar com a pressão positiva da raiz, é necessário que os vasos sejam bem aderentes proporcionando a coesão das moléculas de água, facilitando a subida dos demais nutrientes pelo vaso e ainda contar com a super sucção realizada pelas folhas, que de todos esses fatores é, sem dúvida, o mais importante.

A transpiração que acontece nas folhas gera um déficit de água em todo o vegetal, desta forma existe uma teoria que diz que quanto maior for o índice de transpiração maior será a força de sucção gerada pelas folhas, então maior será a capacidade da planmta extrair do solo seus nutrientes. Quando a seiva elaborada está pronta é conduzida através do floema, distribuindo-se por todo o vegetal, alimentando os tecidos e órgãos com sucesso.

O estudioso Ernst Münchcompôs a teoria do fluxo de massa. O que ele observou e provou através de experimentos científicos foi que a água da seiva bruta sobe para o órgão de maior pressão osmótica da planta, que normalmente é a folha. De lá segue seu curso penetrando nos poros floemáticos e conduzindo a seiva elaborada tendendo a ir na direção que menos ofereça resistência por ter menos pressão osmótica, contando ainda com a ajuda simplória da gravidade. E comumente esse órgão direcional é a raiz.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seiva
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/transporte_de_nutrientes/conducao_da_seiva
http://www.biodiversityexplorer.org/insects/cicadas_and_lacewings.htm