Vitamina B12

Por Débora Carvalho Meldau
A vitamina B12, que recebe também o nome de cobalamina ou cianocobalamina e faz parte das vitaminas do complexo B. Suas fontes são todas de origem animal: fígado, carnes vermelhas, ovos, leite e peixes.

Possui papel fundamental no processo de eritropoiese, em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos; é indispensável na formação sanguínea; necessário para uma boa manutenção do sistema nervoso.

Sua carência é rara em indivíduos onívoros. Normalmente acontece devido à problemas na sua absorção, quando há produção insuficiente de enzimas digestivas, ácido estomacal e fatores intrínsecos que, por sua vez, estão envolvidos no transporte dessa vitamina até o jejuno, onde será absorvida. Quando ocorre, pode causar anemia perniciosa, dos quais os sintomas são: alterações neurológicas; progressivas e mortais quando não é realizado um tratamento adequado; fraqueza; convulsões e dano irreversível na parede gástrica.

Como esta vitamina é obtida apenas através de fontes animais, indivíduos estritamente vegetarianos devem receber suplementação de vitamina B12 através de cápsulas ou por via injetável. Existem estudos que sugerem que humanos possuem as bactérias que sintetizam a vitamina B12 (assim como os animais possuem), porém, elas estão presentes após a área de absorção.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12
http://www.saudenarede.com.br/vitaminas/vitamina_b12.html
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/Vitamina_B12

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.