Vitamina B6

Por Débora Carvalho Meldau
A vitamina B6 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também  é conhecida como piridoxina, e está presente em vegetais folhosos, vísceras, fígado, aves, atum, carne bovina, carne suína, gema de ovo, abacate, banana, batata, levedo de cerveja, cereais e leite. Está envolvida no processo de respiração celular e no metabolismo de proteínas. Sua absorção se dá no intestino delgado, e não é completamente excretada junto com a urina como as outras vitaminas desse complexo, permanecendo retida especialmente nos músculos.

Piridoxina (Vitamina B6)

Exerce papel importante no metabolismo dos aminoácidos, sendo necessário para um crescimento normal e, fundamental para o metabolismo do triptofano e para sua conversão em niacina. Possui papel importante no bom funcionamento do sistema nervoso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue.

Sua deficiência não é comum, geralmente está relacionada com uma dieta de baixa qualidade. No entanto existem também medicamentos que podem diminuir a concentração plasmática da vitamina B6, assim como indivíduos alcoólatras, mulheres grávidas que apresentam pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, podem ter deficiência desta vitamina. Na sua falta, pode haver: dermatite, anemia, inflamação da gengiva, ulcerações na cavidade oral, tontura, náuseas e nervosismo.

Existem cerca de 40 medicamentos que interferem nas funções exercidas pela piridoxina, sendo que os principais são: desoxipiridoxina, isoniaside, hidralazina, ciclosserina e penicilamina. Existem também substâncias que atuam em sinergismo com a vitamina B6, como é o caso de algumas vitaminas do complexo B (niacina, riboflavina e biotina).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B6
http://www.brazuka.info/vitamina-b6.php
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/Vitamina_B6

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.