Célula Vegetal

Por Thais Nogueira
A célula vegetal é bastante semelhante à célula animal, porém contém algumas diferenças, como a parede celular e os cloroplastos. Na maturidade, tais células podem diferir muito uma das outras quanto as estruturas.

Estruturas e organelas das células vegetais.

Estruturas e organelas das células vegetais.

A célula vegetal tipicamente consiste em uma parede celular rígida, e um protoplasto que é composto pelo citoplasma e núcleo.  O citoplasma que é limitado externamente pela membrana plasmática, contém organelas, sistemas de membranas e estruturas não membranosas, como por exemplo, ribossomos. O restante do citoplasma, onde vários sistemas de membranas e corpos estão imersos, é conhecido como matriz citoplasmática ou citosol.

Na célula vegetal viva, o citoplasma está frequentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.

Cada organela da célula vegetal desempenha uma função:

  • Parede celular: confere a distensão do protoplasto configurando à célula, adulta, tamanho e formas fixos, oferecendo também proteção aos componentes do protoplasto.
  • Vacúolo: É delimitado por uma membrana chamada tonoplasto. Possui diversas funções como, armazenamento de substâncias, atua também no processo lisossômico e nos processos metabólicos.
  • Plastos: São formadas por duas membranas unitárias, contendo o estroma, onde se situa um sistema de membranas chamadas, chamados de tilacoides. Os plastos são divididos em três grandes grupos: cloroplastos (organela fotossintetizadora), cromoplasto (responsável pela pigmentação de certos frutos) e os leucoplastos (armazenam substâncias)

As células vegetais possuem também organelas em comum com as células animais, que são:

  • Núcleo: Possui duas funções básicas, uma delas é regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e sua segunda função é de armazenar informações genéticas (DNA);
  • Complexo de Golgi: Este complexo está associado aos processos de secreção, inclusive a secreção da primeira parede que separa duas células vegetais em divisão.
  • Ribossomos: os ribossomos juntam os aminoácidos do citoplasma para formar cadeias de proteínas.
  • Retículo endoplasmático liso: tem a função de facilitar reações enzimáticas, podendo também regular a pressão osmótica e atuar no transporte de substâncias.
  • Retículo endoplasmático rugoso: realiza todas as funções do liso porém ainda possui a função de sintetizar proteínas, devido a presença de ribossomos.
  • Mitocôndrias: a função principal de uma mitocôndria é produzir energia para o trabalho celular.
  • Peroxissomos: participam do processo de fotorrespiração e auxiliam no metabolismo lipídico.

A célula vegetal ainda conta com centríolos que participam da divisão celular da célula vegetal e os lisossomos que fazem a digestão intracelular.

Bibliografia:
Ilustração: http://library.thinkquest.org/C004535/eukaryotic_cells.html (traduzida)
RAVEN, H.P.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. 2001. Biologia Vegetal. 6 ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal
http://professores.unisanta.br/maramagenta/celulavegetal.asp
http://teoriasdafisica-cmpa.blogspot.com.br/2011/03/celula-vegetal.html