Hipovitaminose

Por Débora Carvalho Meldau
A hipovitaminose, também denominada avitaminose, é definida como a falta de vitamina no organismo. Geralmente é causada devido a uma alimentação incompleta, mas pode surgir após determinados problemas de saúde.

Diversas afecções podem resultar em consequência da falta de determinadas vitaminas no organismo, como:

Hipovitaminose A

É causada pela deficiência de vitamina A levando a problemas como cegueira noturna, xeroftalmia, queratomalácia, infecções secundárias, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, imunodepressão, diminuição do crescimento, entre outros.

Hipovitaminose das vitaminas do complexo B

Podem aparecer enfermidades como o beribéri (carência de vitamina B1); ariboflavinose (carência de vitamina B2); pelagra (carência de vitamina B3); deficiência de piridoxina (vitamina B6); deficiência de biotina (vitamina B7) é rara, mas quando ocorre os indivíduos apresentam dermatite, furunculose, alopecia, retardo no desenvolvimento, seborréia e eczema; deficiência de folato (vitamina B9) onde o indivíduo pode apresentar anorexia, apatia, anemia, cefaléia, distúrbios digestivos, cansaço, falta de ar, ulcerações na cavidade oral, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização e fraqueza; deficiência de vitamina B12, que gera uma anemia megaloblástica associada a tríade fraqueza, glossite e parestesia.

Hipovitaminose C

A carência de vitamina C leva ao escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, tumefação purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.

Hipovitaminose E

A falta da vitamina E leva a alterações neurológicas degenerativas da medula, como diminuição dos reflexos, diminuição da sensibilidade vibratória, da propriocepção e oftalmoplegia.

Hipovitaminose K

A falta de vitamina K pode ocorrer em casos de problemas na absorção intestinal mais comumente, e pode resultar em risco de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avitaminose
http://www.fmrp.usp.br/revista/2003/36n1/1revisao_hipovitaminose.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.