Orquite

Orquite, também conhecida como orqueíte, consiste na inflamação dos testículos e pode ter diferentes etiologias, como: vírus, parasitas, espiroquetas, traumas, podendo ter também causa piogênica, química ou idiopática. Nos humanos, uma causa muito comum dessa patologia, é a caxumba (parotidite).

Esta patologia pode ser uni ou bilateral, podendo também ter apresentação aguda ou crônica. Na aguda, há fortes dores de início insidioso, gradativo, unilateral, apresentando aumento de volume do escroto. Há uma sensação de peso na região acometida e a dor propaga-se para a região inguinal ipsilateral. Febre e mal estar geral habitualmente podem estar presentes. Já a orquite crônica pode ser assintomática, podendo haver um leve desconforto no manuseio do testículo.

O diagnóstico é feito por meio do exame clínico, no qual é observado aumento de volume escrotal, hiperemia local, dor à palpação do testículo e manuseio dos mesmos. Como diagnóstico complementar, pode ser realizado alguns exames que auxiliam no diagnóstico diferencial, como exame comum de urina, urocultura, testes para gonorréia e clamídia, leucograma e ecografia escrotal com Doppler.

Quando a causa da orquite for viral, bacteriana ou fúngica, o tratamento é  feito por meio de antibioticoterapia. Outras medidas importantes na terapêutica dessa patologia compreendem: repouso, elevação da bolsa escrotal, compressas geladas, analgesia e fármacos antiinflamatórios. Caso o tratamento seja realizado com rapidez, o quadro pode ser revertido dentro de uma semana, porém o aumento de volume do testículo pode levar em torno de 30 dias para desaparecer por completo.

A orquite normalmente não deixa seqüelas. No entanto, de acordo com dados estatísticos, a orquite bilateral leva à infertilidade em cerca de 4% dos casos. Outras possíveis seqüelas são a atrofia dos testículos e a formação de abscessos. Nos casos extremos de orquite, a orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos) é necessária.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?308
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquite
http://cliquesaude.com.br/orquite-ela-e-culpada-pela-inflamacao-dos-testiculos-e-muita-dor-830.html
http://www.uro.com.br/urgetext.htm
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=664

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças