Irlanda

Bandeira da República da Irlanda.

Bandeira da República da Irlanda.

A República da Irlanda, mais conhecida somente como Irlanda, é um Estado europeu com soberania que ocupa grande parte da ilha homônima. Seu sistema político é o constitucionalismo e a governança da república ocorre através de uma democracia parlamentar que tem o presidente como maior autoridade. A Irlanda é categorizada como uma nação desenvolvida da Europa. Além disso, tem o 7º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em escala mundial e avaliações boas no que se refere aos índices de liberdade política, econômica, de imprensa e ao grau de aplicação de medidas democráticas.

Entre outros aspectos, a Irlanda é membro oficial da UE - União Europeia e faz parte de grupos como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ONU (Organização das Nações Unidas), OMC (Organização Mundial do Comércio) e do Conselho da Europa. A capital da Irlanda é Dublin, cidade que apresenta mais de 4 milhões de habitantes em seu território.

mapa irlandaCom sua fundação no ano de 1922, o Estado Livre da Irlanda surgiu após o Tratado Anglo-Irlandês, acordo fundamental que encerrou de forma de definitiva a Guerra de Independência da Irlanda. Prevista na legislação britânica que antecede 1921, a partilha da nação irlandesa ocorreu como réplica à posição contrária da Irlanda em relação ao Home Rule (criação de autogoverno) da Grã-Bretanha e aos processos unionistas de independência, movimentos que foram maioria na região nordeste da nação. Entre os nove condados de Ulster, província do Norte do país, seis deles se estabeleceram formando a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido e única fronteira ao norte com a Irlanda soberana. O oceano que cerca a Irlanda é o Atlântico. Ao sul, é banhada pelo mar Céltico, ao sudeste pelo Canal de São Jorge e ao leste pelo Mar da Irlanda.

No ano de 1801, os reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda foram fundidos na formação do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1916, houve uma revolta contra esse processo, sem sucesso. Três anos depois, políticos nacionalistas do Congresso irlandês declararam apoio à criação de um Estado soberano sem vínculos com a Grã-Bretanha: a República da Irlanda. Então foi formado um parlamento de caráter separatista e foi iniciada uma guerra de independência. O sangrento conflito terminou somente no ano de 1922 após o acordo realizado no Tratado Anglo-Irlandês, que estabeleceu o auto-governo e o domínio do Estado Livre da Irlanda dentro de uma Commonwealth (Comunidade das Nações) da Grã-Bretanha. Já a Irlanda do Norte decidiu por continuar a ser um componente do Reino Unido (United Kingdom - UK).

A Irlanda marca presença entre as nações mais ricas do planeta, mas no que se refere ao seu PIB (Produto Interno Bruto) per capta, o país é considerado um dos mais pobres do velho continente. Ao final da década de 1950, o protecionismo econômico irlandês foi derrubado e a nação soberana entrou, no ano de 1973, para a Comunidade Econômica da Europa.

Fontes:
http://www.discoverireland.com/br/about-ireland/history/
http://en.wikipedia.org/wiki/Irish_republic
http://thecommonwealth.org

Arquivado em: Europa