Abóbora

Por Marina Martinez
A abóbora é um fruto da aboboreira (Cucurbita spp), uma espécie de planta pertencente ao gênero Curcubita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parta as melancias, os melões e até mesmo os chuchus. Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo. Em dezembro de 2009 foi descoberta uma abóbora gigantesca de 782,4 quilos nos Estados Unidos, apresentada no concurso de Ohio Valley, cujo evento comemorou a entrada da fruta no livro dos recordes por ser a abóbora mais pesada do mundo.

Abóbora
Abóbora
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Subfamília: Cucurbitoideae
Gênero: Cucurbita

Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos Estados Unidos e fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca. No Brasil, as abóboras têm sido cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos povos indígenas antes mesmo da sua colonização. Dentre as principais espécies de abóbora presente no Brasil pode-se destacar a Cucurbita moschata, Cucurbita maxima e Cucurbita pepo, sendo todas estas espécies de polinização cruzada, o que significa que existem abóboras destas espécies encontradas em diferentes formas, cores e texturas.

Aboboreira

Segundo as características morfológicas externa das abóboras, podemos descrevê-la como sendo frutas de formato redondo e achatado, são geralmente de coloração laranja avermelhado, porém existem espécies de coloração amarela, verde escuro, branco e até mesmo cinza, e sua casca é grossa e lisa, com algumas nervuras.  Suas sementes são pequenas e lisas.

As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies são sensíveis as geadas (não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C). Além disto, necessitam de um solo propício que seja profundo e bem drenado. Dentre os maiores produtores mundiais de abóbora podemos destacar os Estados Unidos, México, China e Índia.

A polpa da abóbora é doce e bastante saborosa. Por isto é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras. É usada para o preparo de purês, doces, tortas, caldo, sopas, etc. As sementes são usadas muitas vezes torradas e servem como um nutritivo lanche. Além disto, a abóbora é usada para decorar pratos e muito utilizada principalmente na tradicional festa norte-americana, o Halloween, também conhecido como o dia das bruxas. Neste evento as abóboras são esculpidas de variadas maneiras em forma de face. Geralmente coloca-se uma vela em seu interior para que fiquem iluminadas durante toda noite do dia das Bruxas.

A abóbora além de ser um delicioso alimento também é fonte de vários nutrientes. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e é uma fruta de baixa caloria. É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para combater inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço, além de ser vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea. Em pessoas que enfrentam problemas digestivos, a abóbora é muito recomendada por possuir um alto teor de fibra, o que contribui para ajudar na digestão adequada.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cucurbita
http://www.agrov.com/vegetais/hortalicas/abobora.htm
http://www.fag.edu.br/professores/jlbortolossi/OLERICULTURA/Cultivo%20das%20Aboboras.pdf
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Cucurbita_pepo.htm