Geografia de Pernambuco

Por Thais Pacievitch
Pernambuco é um dos estados da região Nordeste, localizado no centro-leste dessa região. É um dos menores Estados brasileiros, com uma área de 98.311,616 km ². A capital de Pernambuco é Recife.

Os limites do Estado de Pernambuco são os seguintes:

- Norte – Ceará e Paraíba
- Sul – Bahia e Alagoas
- Leste – Oceano Atlântico
- Oeste - Piauí

Apesar de ser um estado pequeno, as paisagens em Pernambuco são diversas. Pode-se classificar em três regiões:

- Zona da Mata (faixa próxima ao litoral) – A maior cidade nessa região é a capital, Recife. O litoral Pernambucano tem belas praias, destacando-se a Praia de Boa Viagem (na própria capital), e Porto de Galinhas. Toda a faixa é uma grande planície, com alguns locais abaixo do nível do mar, várzeas e lagos. A vegetação predominante são os manguezais. O clima na Zona da mata é tropical.

- Agreste (faixa de transição) – A maior cidade dessa região é Caruaru, a 120 km de Recife. Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 400 a 1000 metros. A vegetação predominante é a Mata Atlântica. O clima no agreste é semi-árido.

- Sertão (zona semi-árida) – Trata-se do oeste do Estado, região marcada por Serras, Chapadas e Depressões. A principal cidade da região é Petrolina. A vegetação típica da região é a caatinga. O clima é semi-árido quente.

Ao sul do estado encontra-se uma região serrana, continuação da Chapada Diamantina (Bahia). Devido a altitude, as cidades de Garanhuns e Gravatá são conhecidas pelo clima moderado.

Os rios mais importantes de Pernambuco são: Rio São Francisco, Capibaribe, Una, Pajeú, Ipojuca, e Jaboatão.

Outras cidades importantes de Pernambuco são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe.

Outro grande destaque de Pernambuco é o Arquipélago de Fernando de Noronha, formado por vinte e uma ilhas, localizado a uma distancia de 545 km de Recife.