Região Centro-Oeste

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

A Região Centro-Oeste é formada por 4 unidades de federação, sendo:

  • Distrito Federal – Brasília (DF)
  • Goiás – Goiânia (GO)
  • Mato Grosso – Cuiabá (MT)
  • Mato Grosso do Sul – Campo Grande (MS)

O Relevo do Centro-Oeste brasileiro é caracterizado pelo Planalto Central do país, com altitudes elevadas, onde há presença das Chapadas, como a Chapada dos Guimarães e a Chapada dos Veadeiros. No Estado do Mato Grosso há a planície do Pantanal, com baixas altitudes que são inundáveis, formando uma paisagem diferente do restante da região.

Mapa da região centro-oeste.

Mapa da região centro-oeste.

O clima que predomina nessa região é o Tropical de Altitude, com temperatura média entre 20°C e 25°C, presença de estação seca prolongada no inverno e úmida no verão.

A vegetação que predomina na região é o Cerrado, chamado de Savana brasileira possui vegetação baixa, com gramíneas e arbustos, arvores de médio porte com galhos tortuosos e rizes profundas, que auxiliam na busca de água durante a estação seca. Também há o pantanal, com vegetação exuberante devido os altos índices de umidade que predomina na região que é inundável.

A hidrografia do centro-oeste é importante para a manutenção de diversas bacias hidrográficas localizadas nas demais regiões, como o rio Xingu que segue sentido bacia Amazônica.

A região possui uma população estimada de cerca de 15,7 milhões de habitantes, que vivem em uma área de aproximadamente 1.612.000 km², o que gera uma densidade demográfica de 9,7 habitantes/km², porém há uma distribuição irregular da população nessa região, devido aos grandes latifúndios de monocultura.

A economia da região se baseia principalmente na agricultura das grandes monoculturas, principalmente de soja, milho e trigo, as grandes propriedades rurais, os latifúndios. Pecuária bovina, sendo a região com a maior quantidade de cabeças de gado bovino do Brasil. Porém, tanto a pecuária quanto a agricultura das monoculturas traz problemas ambientais a região, pois o solo é pobre devido os grandes períodos de seca, não sendo próprio para cultura desses alimentos, além de uma grande devastação do cerrado para a formação dos campos de produção, tendo que corrigir a acidez do solo e utilizar produtos transgênicos. No caso da pecuária há também desmatamento do cerrado, e as pisadas do gado compactam o solo, podendo levar a erosão e desertificação da região, pois o solo perde seus nutrientes.

Outro fator que impulsiona a economia do Centro-Oeste é o turismo, principalmente voltado os fatores naturais da região, como as chapadas e o pantanal.

O Distrito Federal é a unidade de federação que se destaca das demais por ser onde encontra-se a capital administrativa do Brasil, Brasília. É nela que estão os três poderes federais, o Executivo (Presidência da República), Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Tem economia baseada nos serviços públicos e administrativos.

A cultura da região é bem diversificada, tendo como importantes manifestações culturais como a cavalhada, o fogaréu e a folia de reis. Danças típicas da região podem ser encontradas com o Siriri, Cururu e o famoso Sertanejo, que hoje se estende por todo o país.

Dentre alguns pratos típicos da região pode-se encontrar a galinhada com pequi, a sopa paraguaia, o caribeu, o bolo de arroz e a mojica de pintado.

Arquivado em: Brasil