Região Centro-Oeste

Por Caroline Faria
A região centro-oeste compreende os Estados de Goiás (capital Goiânia, e onde se encontra o Distrito Federal), Mato Grosso (capital Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (capital Campo Grande).

O centro-oeste se caracteriza pelo imenso planalto onde está situado, chamado de “planalto central”, pelos “chapadões” e pelas planícies alagadas que constituem o bioma do “Pantanal”. O clima predominante na região é o tropical semi-úmido e a vegetação, com exceção da região do Pantanal, e o Cerrado.


Região Centro-Oeste

Os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás abrigam pouco mais de 6% da população do país e têm uma área de aproximadamente 1.612.077 quilômetros quadrados onde predominam atividades como a pecuária, em substituição a extração de ouro e diamantes que foram os propulsores da urbanização local, e o turismo que tem se desenvolvido rapidamente nas últimas décadas.

Outro fator importantíssimo para a ocupação da região centro-oeste foi a transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília em 1960 e a conseqüente construção de estradas e ferrovias. A taxa de urbanização da região centro-oeste é de 81,3%.

Ainda hoje a região do Pantanal (Maciço do Urucum) abriga a maior reserva de manganês do país, ainda pouco explorada devido às dificuldades de acesso ao local. Mesmo assim, as atividades de extração mineral são importantes para a região que contém reservas de calcário, cobre, amianto, etc.