Descoberta do Caminho para as Índias

Por Felipe Araújo
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo. Além de Sagres, havia o estímulo do governo português para que toda a atenção dos navegadores se voltasse ao périplo africano, ou seja, a viagem contornando a costa da África que acabaria resultando no caminho para as Índias.

Tentando encontrar um caminho que levasse rapidamente às especiarias indianas, as expedições lusas avançaram milhas e milhas na direção sul da costa africana. Pontos cada vez mais distantes foram atingidos como os Açores, Madeira e Cabo Verde.

Entretanto, outros navegadores também tentavam descobrir atalhos que os levassem às Índias. Bartolomeu Dias, em 1488, chegou ao Cabo da Boa Esperança, que ficava no extremo do meridiano africano. Isso demonstrava que existia uma passagem para o Oceano Índico.

Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias. Em 1500, data do descobrimento do Brasil, uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral partiu com o objetivo de fazer comércio em larga escala com o Oriente. Acabaram atingindo o litoral de um novo continente, a América, quando avistaram terra na costa do que mais tarde seria o Brasil.

Ao conquistar o périplo africano, os portugueses prosperavam e as novas descobertas aumentavam os conhecimentos técnicos e geográficos sobre navegação.

Para facilitar, segue abaixo uma organização temporal de todos os acontecimentos anteriores e posteriores da descoberta do caminho às Índias:

  • 1492: Tomada de Ceuta (Norte da África)
  • 1418-1432: Portugueses ocupam o Arquipélago dos Açores e introduzem os sistema de capitanias hereditárias.
  • 1434: Gil Eanes consegue dobrar o Cabo Bojador
  • 1444: Descoberto o Arquipélago de Cabo Verde
  • 1482: Diogo Cão atinge o Rio Zaire
  • 1486: Organização de expedição para o Oceano Índico comandada por Bartolomeu Dias
  • 1488: Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança
  • 1498: Vasco da Gama descobre o caminho para as Índias avistando Calicute (oeste da Índia)
  • 1500: Cabral toma posse do Brasil

Fontes:
Migliacci, Paulo. Os Descobrimentos: Origens da supremacia européia. São Paulo: Editora Saraiva, 1994.
Silva, Janice Theodoro. Descobrimentos e Colonização. São Paulo: Editora Ática, 1987.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_caminho_mar%C3%ADtimo_para_a_%C3%8Dndia
http://www.infopedia.pt/$descoberta-do-caminho-maritimo-para-a-india