Astigmatismo

O Astigmatismo é uma deficiência visual provocada em pessoas que apresentam um formato irregular da córnea ou do cristalino, tal irregularidade gera no olho vários focos em diferentes eixos fazendo com que a pessoa tenha uma visão desfocada, distorcida e deformada dos objetos. Ao contrário da hipermetropia e da miopia, a pessoa tem dificuldade de ver objetos distantes e próximos.

Olho com varios focos

O olho humano normal é formado por uma córnea redonda e lisa; no olho do astigmático ela tem um formato elíptico (similar o de uma bola de futebol americano) fazendo com que os raios luminosos refletidos pelos objetos se dispersem, concentrando-os em dois ou mais focos diferentes. É comum encontrarmos pessoas que tenham uma visão defeituosa no eixo vertical e uma boa visão no eixo horizontal, isso, porque um foco foi concentrado perfeitamente no eixo x, e outro foi concentrado erroneamente no eixo y, por exemplo.

Classificação do Astigmatismo

O Astigmatismo pode ser baseado pela estrutura assimétrica, pelos meridianos principais ou pelo foco dos meridianos principais.

Astigmatismo baseado na estrutura assimétrica

Pode ser provocado pela irregularidade da córnea ou do cristalino, que são estruturas responsáveis pela focalização dos raios luminosos.

Astigmatismo baseado nos meridianos principais

Esse tipo de astigmatismo pode ser:

  • Regular – quando ha uma diferença de curvatura na córnea, geralmente é hereditário
  • Irregular - quando a córnea é muito desigual; pode ser provocada por cicatrizes na córnea devida a lesões ou inflamações.
  • Composto – quando é associado à outra deficiência visual, como miopia ou hipermetropia.

Astigmatismo baseado no foco dos meridianos principais

Pode ser:

  • Astigmatismo simples: No olho do astigmático as imagens são focalizadas antes da retina, apenas em um plano vertical sendo que no plano horizontal a focalização é na retina. Geralmente é provocado pela curva vertical da córnea ser mais acentuada do que a curva horizontal
  • Astigmatismo hipermétrope simples - A imagem se forma  num plano e se focaliza atrás da retina e no outro se focaliza exatamente na retina.
  • Astigmatismo miópico simples - quando a visão não  é nítida em um dos meridianos (eixo) e normal no meridiano oposto, para correção o portador desse tipo de astigmatismo utiliza lentes negativas no meridiano com problema e no outro ele utiliza lente plana.
  • Astigmatismo composto - quando é associado à outra deficiência visual, como miopia ou hipermetropia.
  • Astigmatismo misto -  quando em um dos olhos as imagens são focalizadas antes da retina e no outro  são focalizadas atrás da retina

 

Bibliografia:
Gil del Rio E. Óptica fisiológica clínica, 3a. Ed. Ediciones Toray, 1976.
http://www.oticasbifocal.com.br/Hipermetropia.asp
http://www.oftalmojanot.com.br

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Visão