Divisão Chlorophyta (clorofíceas)

As clorofíceas também são chamadas de algas verdes (do grego chloro = verde, phyton = planta). É o grupo mais numeroso e diversificado de algas. As clorófitas habitam os mais diversos ambientes, porém sua grande maioria é de água doce (cerca de 90%), formando a maior parte do plâncton de água doce. Os representantes marinhos são bentônicos. Os representantes terrestres podem viver sobre troncos ou barrancos úmidos, outros em camadas de gelo nos pólos. Formas saprófitas fazem associação com fungos, protozoários, celenterados e mamíferos.

As clorofíceas são eucarióticas, apresentam clorofila a e b, xantofilas e carotenos como pigmentos fotossintetizantes, reservam amido, a parede celular é constituída principalmente por celulose e apresenta uma fase flagelada no ciclo de vida.

Morfologia e organização celular

As clorofíceas representam um grupo muito diversificado, com formas unicelulares, coloniais, filamentosas e parenquimatosas, existindo desde formas microscópicas até formas que chegam a 8 metros de comprimento.

Cenóbio é uma colônia com forma e número definido de células, dependendo da espécie.

As formas filamentosas podem ser celulares ou cenocíticas, que são multicelulares.

São organismos eucariontes, ou seja, o DNA encontra-se no núcleo da célula. Na filogenética desta divisão, o comportamento dos microtúbulos na divisão celular é muito importante, formando um ficoplasto ou um fragmoplasto.

A parede celular é composta de celulose e alguns gêneros apresentam xilose ou manose. Pode haver também depósito de carbonato de cálcio.

As algas verdes apresentam muitos cloroplastos, podendo haver uma grande variação em número, de acordo com a espécie.

Os pigmentos fotossintetizantes é são as clorofilas "a" e "b", carotenóides e xantofilas, e são semelhantes aos das briófitas e plantas vasculares.

Apresentam pirenóides nos cloroplastos.
O amido é o produto de reserva dentro do cloroplasto, em associação com os pirenóides.

Durante as fases vegetativas e/ou reprodutiva podem apresentar flagelos.

Reprodução

Encontramos os seguintes tipos de reprodução nas clorofíceas:

- Divisão binária
Fragmentação
- Formação de esporos (zoósporos ou aplanósporos)
Reprodução gamética, com gametas móveis (zoogametas) ou imóveis (aplanogametas)

Apresentam os seguintes ciclos de vida:

  • Haplobionte haplonte
  • Haplobionte diplonte
  • Diplobionte isomórfico
  • Diplobionte heteromórfico