Aceruloplasminemia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A aceruloplasminamia consiste em uma doença genética, de caráter autossômico recessivo, que se caracteriza por levar a uma neurodegeneração progressiva da retina e dos gânglios basais e pela presença de diabetes mellitus.

A ceruplasmina é uma glicoproteína sintetizada pelos hepatócitos, responsável pelo transporte da quase totalidade (aproximadamente 95%) do cobre presente no plasma sanguíneo. Esta glicoproteína apresenta atividade de ferroxidase, convertendo o ferro ferroso em ferro férrico, permitindo que este último seja transportado pela transferrina. A inexistência da ceruplasmina no plasma sanguíneo resulta em um acúmulo de ferro ferroso nos órgãos, especialmente fígado, pâncreas e sistema nervoso.

Esta condição, que foi descrita pela primeira vez por Miyajima e colaboradores, é uma desordem genética que está ligada a uma mutação no gene da ceruplasmina (Cp), no cromossomo 3q.

Esta doença é caracterizada pela seguinte tríade: diabetes mellitus, degeneração da retina e problemas neurológicos. Os portadores desta moléstia podem apresentar espasmos musculares, especialmente nas pálpebras (blefaroespasmos), resultando em caretas. Além disso, podem apresentar ataxia, problemas psiquiátricos e demência precoce (a partir dos 40 anos de idade).

Outro problema causado pela aceruloplasminemia é a anemia, uma vez que o ferro é essencial para a formação das hemácias. O acúmulo de ferro no pâncreas pode levar a danos nas células desse órgão, com consequente surgimento de diabetes mellitus. Também é comum ocorrer alterações na retina, como manchas opacas e áreas de degeneração, especialmente na perificaria dessa estrutura. Comumente, essas alterações não prejudicam a visão, mas podem ser detectadas durante um exame oftalmoscópico.

O diagnóstico é feito pela detecção, através de exames de sangue, de elevados níveis de ferritina, baixos níveis de cobre e de ceruplasmina no plasma sanguíneo.

O tratamento visa controlar o depósito de ferro no organismo, por meio de terapia com fármacos quelantes de ferro. Existe outra forma de tratar esta condição, que é através da flebotomia. Todavia, com o passar do tempo, esta técnica mostra-se desfavorável, uma vez que gera desconforto, anemia, dentre outros problemas.

Fontes:
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/aceruloplasminemia
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842011000500017&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!