Pelagra

Por Cristiane Zoller
Categorias: Doenças, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os hábitos alimentares podem variar de acordo com culturas, povos e regiões. Muitas vezes, dentro de um mesmo país, existem regiões com hábitos alimentares completamente diferentes umas das outras. Essa diversidade pode variar de acordo com a cultura, a disponibilidade de alimentos, a fertilidade do solo.

Essas diferenças além de representarem à cultura da região, em alguns casos, podem gerar problemas como a deficiências de algumas vitaminas e minerais na alimentação, como é caso de povos que baseiam sua alimentação exclusivamente no milho. Este cereal tem baixo teor de triptofano e niacina, contribuindo para a carência de vitaminas do complexo B e proteínas. A deficiência ou falta destes nutrientes em nosso organismo devido aos hábitos alimentares denominam-se Pelagra.

Outro grupo com grande chance de apresentar Pelagra, não apenas por aspectos culturais da alimentação de sua região, mas devido a maus hábitos de consumo, são os alcoólatras crônicos. Este grupo, muitas vezes, apresenta uma alimentação deficiente em vários nutrientes, acarretando em faltas nutricionais.

As conseqüências da Pelagra estão relacionadas a problemas de pele, problemas no intestino e, em estágios mais desenvolvidos, pode até mesmo afetar funções do cérebro. Uns dos primeiros sintomas pode ser o aparecimento de marcas na pele (como sinais de queimaduras), sendo que na grande maioria das vezes estas manchas não desaparecem com facilidade e costumam descascar. Náuseas, mal estar, enjôos, perda de apetite e diarréia também são sintomas comuns, pois, todo o sistema intestinal torna-se atingido. Na língua e na boca podem aparecer alguns sinais de irritação, apresentando focos de inflamação.

Quando a doença apresenta um estágio mais avançado é comum aparecer problemas vaginais e algumas alterações no sistema nervoso (cansaço, falta de sono, palidez) acarretando em alguns distúrbios mentais, falta de memória e até problemas depressivos.

A melhor maneira de se identificar tal deficiência é por meio do exame de sangue e a partir das taxas de niacina presentes na urina. A forma mais eficaz para prevenir a Pelagra é por meio de uma alimentação rica em todos os nutrientes, vitaminas e minerais, evitando assim basear a alimentação em apenas um alimento (neste caso o milho) e ocasionar deficiências ou excesso de nutrientes.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!