Fontes de Energia renováveis no Brasil

O Brasil é hoje o pais que mais se destaca quando se trata de fontes de energia renováveis, devido a alta capacidade de transformar energia limpa através de fontes alternativas. Podemos dizer que as Fontes de Energia renováveis no Brasil representam aproximadamente quase 90% de toda energia produzida internamente, de acordo com o Balanço Energético Nacional, realizado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), divulgado no ano de 2009.

Esta temática se tornou preponderante após a década de 70, quando o mercado do Petróleo teve um considerável aumento. A partir deste fato, o Brasil iniciou um projeto de pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas para a geração de energia. Pela vegetação nativa típica e em abundância ser principalmente a cana-de-açúcar, o Etanol foi uma das primeiras fontes a serem exploradas.

No ano de 2009, foi realizado o Primeiro Leilão de Energia Eólica, com a intenção de diversificar a captação deste tipo de energia e no mesmo ano, aconteceu uma enorme crise no segmento de Energia no país, pois após um grande período de seca, os níveis de rios ficaram baixos e o volume de água era insuficiente para abastecer as Barragens Hidroelétricas, por este motivo, o governo incentivou ainda mais a pesquisa em fontes de energia renováveis.. A Associação Brasileira de Energia Eólica considera que o potencial de geração para energia eólica do país é de 143 Gigawatts. 

Outras fontes de energia renováveis no Brasil são: a Energia Solar, cuja primeira Usina foi construída em 2011, no sertão do Ceará, na cidade de Tauá, construída para gerar energia para abastecimento comercial no Brasil. A capacidade inicial é de 1 Megawatt. Toda construção foi custeada pela empresa privada MPX, do empresário brasileiro Eike Batista. E outra muito importante, é a Biomassa,  recém-descoberta, e que é uma fonte de energia limpa, pois polui pouco e ainda utiliza o lixo orgânico, resíduos agrícolas e óleo vegetal para a produção de energia, além de bagaço de cana. A energia de Biomassa já representa 27% de toda energia produzida do Brasil. O grande diferencial desta fonte de energia é o baixo custo de implantação, como também seu potencial de benefício tanto para o desenvolvimento quanto para o meio-ambiente.

A matriz energética brasileira continua sendo abastecida principalmente por usinas hidrelétricas, também consideradas uma fonte de energia renovável.

Fonte:
http://www.erbrasil.com.br/
http://revista.brasil.gov.br/reportagens/energias-renovaveis-avancam-no-brasil/energias-renovaveis-avancam-no-brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel_no_Brasil