Questões da prova UFRGS 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

O quadro apresenta a distribuição dos 4 diferentes alelos do gene A cujas combinações genotípicas são responsáveis pelos padrões de coloração da pelagem de algumas raças caninas.

Adaptado de Dreger D.L.; Schmutz, S. M. A SINE insertion causes the Black – and- tan and Saddle Tan Phenotypes in domestic dogs. Journal of Heredity,volume 102, supplement 1,September/October 2011, S11-S18.

Com base no quadro, a hierarquia de dominância dos diferentes alelos é:


Questão 42:

Uma mulher com cariótipo 47, XXX tem cariótipo anormal. Essa anomalia:


Questão 43:

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos mecanismos de mudança evolutiva.

( ) O equilíbrio de Hardy-Weinberg descreve uma situação modelo na qual as frequências alélicas mudam ao longo das gerações.
( ) As mutações são fonte de variabilidade, pois ocorrem em taxas elevadas para a maioria dos locos estudados.
( ) O movimento de gametas entre populações, referido como fluxo gênico, pode alterar as frequências alélicas de uma população.
( ) Quando uma população passa por um evento de gargalo populacional, a variação genética pode ser reduzida por deriva genética.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


Questão 44:

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato.

I - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum.
II - As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros.
III - A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes.

Quais estão corretas?


Questão 45:

Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre.

Sobre as cadeias alimentares acima citadas, assinale a afirmativa correta.


Questão 46:

Os meses que antecedem a primavera são os que apresentam mais focos de queimadas no Brasil. Os biomas Amazônia e Cerrado apresentam o maior número de focos de queimadas mensal, com 3490 casos (59%) e 1673 casos (28,3%), respectivamente.

Fonte: <www.inpe.br/queimadas/sitAtual.php>. Acesso em: 06 set. 2014.

Sobre os biomas acima citados, considere as seguintes afirmações.

I - A expansão da fronteira agrícola, aliada à queima da vegetação para produção de carvão, são fatores que agravam a degradação do Cerrado.
II - A vegetação do Cerrado caracteriza-se por apresentar cobertura predominante de gramíneas e árvores de grande porte com folhas grandes.
III - As regiões atingidas pelas queimadas no bioma Amazônia são as florestas inundadas, denominadas de Matas de Igapó, que abrigam as árvores mais altas da floresta.

Quais estão corretas?


Questão 47:

Em relação à produção e ao uso de fertilizantes sintéticos utilizados em lavouras, considere as seguintes afirmações.

I - O fosfato de amônia é um ingrediente básico de fertilizantes, sendo o fósforo obtido principalmente a partir de rochas de fosfato de cálcio.
II - A água da chuva carrega fertilizantes para os cursos de água, provocando o aumento do volume de nutrientes e da população de plantas e de organismos que delas se alimentam, como os moluscos.
III - O uso excessivo de fertilizantes para a produção de biocombustíveis pode contribuir mais para o aquecimento global do que o benefício trazido pela economia de combustíveis fósseis.

Quais estão corretas?


Questão 48:

Observe a figura abaixo.

Em relação à figura apresentada, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O uso de lixões a céu aberto nas cidades causa problemas ao ambiente e à saúde pública. Alternativas a essa prática, para resíduos especiais como os hospitalares, como ........ e ........ podem reduzir o impacto ambiental.


Questão 49:

Diamante e grafite são variedades alotrópicas do elemento carbono cujas densidades são, respectivamente,

d (Cdiamante) = 3,5 g/cm3     d (Cgrafite) = 2,3 g/cm3

Em um conto de fadas, uma jovem foi a um baile com um anel de diamante de 1,75 quilates cuja pedra tem um volume V1 e, à meia-noite, esse diamante transformou-se em grafite.
(dado: 1 quilate=0,20 g)

O volume final dessa “pedra de grafite” será, aproximadamente:


Questão 50:

Considere dois béqueres, contendo quantidades diferentes de duas amostras líquidas homogêneas A e B , a 25 ºC, que são submetidos a aquecimento por 30 min, sob pressão de 1 atm, com fontes de calor equivalentes. A temperatura do líquido contido em cada béquer foi medida em função do tempo de aquecimento, e os dados obtidos foram registrados nos gráficos abaixo.

Sobre esses dados, são feitas as afirmações abaixo.

I - Se TA = TB, então a amostra A e a amostra B provavelmente são a mesma substância pura.
II - Se as amostras A e B são constituídas pela mesma substância, então o volume da amostra B é menor que o volume de amostra A.
III - A amostra A é uma mistura em que o líquido predominante é aquele que constitui a amostra B.

Quais estão corretas?


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15