Questões da prova UFRGS 2015

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFRGS 2015. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 81:

Na figura abaixo, estão indicados, por números, três países do continente asiático.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre número, denominação do país e característica populacional.


Questão 82:

Observe a figura abaixo.

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COLETADOS POR DIA NO BRASIL EM TONELADAS

Disponível em:<http://2020sustentavelresiduossolidosurbanos.blogspot.com.br/2010/09/brasileiro-produz-tanto-lixo-quanto.html>. Acesso em: 11 out. 2014.

Considere as afirmações sobre os resíduos sólidos coletados no Brasil.

I - O aumento do poder de compra dos brasileiros está fazendo com que a população do país gere cada vez mais lixo inorgânico, o que não é acompanhado pela implantação de programas de coleta seletiva e pelo volume de material reciclado.
II - A reduzida coleta de resíduos urbanos na região Norte é explicada pela maior preocupação ambiental dos habitantes, que adotam a prática do consumo reduzido e da reciclagem.
III - A densa urbanização da região sudeste, associada à maior concentração de renda, explica os dados expressivos de resíduos sólidos urbanos coletados por dia.

Quais estão corretas?


Questão 83:

Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema de produção de energia elétrica no Brasil.

I - A maior parte da energia elétrica é gerada pelas hidrelétricas.
II - O sistema operacional para complementação da energia elétrica utiliza termelétricas, sempre que necessário.
III - As termelétricas, embora de custo mais baixo que as hidrelétricas, são mais poluentes.

Quais estão corretas?


Questão 84:

Nos últimos tempos, o Brasil tem sido escolhido como destino de emigrantes africanos de diversos países. Segundo dados da Polícia Federal, viviam, em 2000, no Brasil, 1.054 africanos regularizados de 38 nacionalidades, mas o número saltou, em 12 anos, para 31.866 cidadãos legalizados, provenientes de 48 das 54 nações do continente.

Considere as afirmações abaixo, sobre esse fluxo migratório crescente.

I - A imagem de nação emergente no cenário internacional levou o Brasil a ser visto pelos africanos como um destino mais atraente, com maior oferta de empregos e possibilidade de melhoria de renda.
II - Uma parcela dos imigrantes que recentemente chegou ao país apresenta formação educacional e profissional qualificada e é economicamente ativa.
III - A recente epidemia do vírus ebola nos países da África ocidental gerou a saída de um número expressivo de africanos.

Quais estão corretas?


Questão 85:

Considere a tabela abaixo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes.

Com base na tabela, considere as seguintes afirmações.

I - Cuba apresenta expectativa de vida, média de anos de escolaridade e rendimento per capita superiores aos do Brasil.
II - Brasil e Zimbábue apresentam, em média, a mesma escolaridade.
III - Zimbábue apresenta maior IDH em relação à Etiópia, devido à média de anos de escolaridade.

Quais estão corretas?


Questão 86:

Observe a charge abaixo.

Disponível em: <http://ronairocha.blogspot.com.br/2006/04>. Acesso em: 25 ago. 2014.

A crítica referida na charge deve-se:


Questão 87:

Considere as afirmações abaixo, sobre as fronteiras brasileiras.

I - A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) corresponde a 200 milhas marítimas, das quais 12 milhas compreendem o mar territorial.
II - A Faixa de Fronteira é a faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, que engloba a área total ou parcial dos municípios brasileiros.
III - A legislação brasileira atual considera território nacional as áreas de propriedade de brasileiros natos em países limítrofes ao Brasil.

Quais estão corretas?


Questão 88:

Observe a imagem abaixo.

Da janela de um avião descendo no aeroporto de Guarulhos, percebe-se que a extensão da malha urbana dificulta a definição dos limites entre os municípios vizinhos ao de São Paulo. O conceito que melhor expressa a unificação da extensão territorial de vários municípios é:


Questão 89:

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A população brasileira, em razão ........ da taxa de ........, deve começar a decrescer a partir de 2040. Essa situação é chamada de ........ . O fenômeno é ........ na cidade que no campo.


Questão 90:

Observe os dados abaixo.

Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/populacao-diminui-em-21-dascidades-do-pais-entre-2000-e-2013.html>. Acesso em: 15 set. 2014.

Considere as afirmações abaixo, sobre as cidades.

I - A população das cidades, de uma forma geral, vem diminuindo pela combinação da redução da fecundidade e dos processos migratórios, como nas cidades da Região Sul.
II - O maior declínio da população é observado na Região Sudeste, devido, em parte, à emigração para o exterior.
III - O menor declínio da população nas cidades da Região Norte deve-se, entre outros fatores, à menor redução da fecundidade e dos processos migratórios.

Quais estão corretas?


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14 15