Questões da prova Unespar 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Dos pontos de vista abaixo relacionados, qual é defendido pelo autor no texto:


Questão 2:

Em relação ao emprego dos mecanismos de referenciação, assinale a alternativa INCORRETA:


Questão 3:

Assinale a alternativa que pode substituir a expressão "ou seja", presente no enunciado: "Ou seja, muita gente se une pelo ódio e não pela solidariedade." (linhas 08 e 09), mantendo-se o mesmo sentido:


Questão 4:

Em relação às afirmações abaixo descritas:

I - O contido na sequência "Acredito que meu ponto de vista está correto. E defendo-o. Mas sei que isso não faz dele o único. Uma outra pessoa pode defender que a forma mais correta de acabar com a fome, a violência, as guerras, a injustiça seja por outro caminho" (linhas 19 a 22) não se trata de uma afirmação pessoal do autor do texto, sendo uma forma de explicitar um ponto de vista democrático, antagônico ao dos torcedores fanáticos na política.
II - No texto, é criticada a tradição brasileira de se impor autoridade, utilizando-se, inclusive, da força bruta (linhas 29 a 31).
III - O fato de a população esquecer "que a própria liberdade de professar uma crença ou de não ser agredido gratuitamente por dizer o que pensa diz respeito a direitos humanos" (linhas 27 e 28) é apresentado como consequência da grande audiência dos programas do tipo "espreme que sai sangue na TV" (linha 26).

Estão CORRETAS:


Questão 5:

No enunciado: "É interessante como se dá a formação de matilhas pela identidade reativa a um outro grupo ao invés da percepção das características do seu próprio grupo." (linhas 07 e 08), a palavra "matilhas" trata-se de um substantivo coletivo, cuja função consiste em designar um agrupamento de seres da mesma espécie. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a classificação CORRETA para o coletivo "matilhas", considerando o sentido em que foi utilizado no texto.


Questão 6:

Em todas as orações destacadas nos enunciados a seguir, há sujeito gramatical, inclusive com a possibilidade de determiná-lo, EXCETO em:


Questão 7:

Analise o emprego dos conectivos destacados nos enunciados a seguir:

I - "Porque, no fundo, não é o futebol o motivo da agressão." (linha 05).
II - "Pois apesar de muitos destes estarem envolvidos em atos de barbárie e selvageria [...]" (linhas 12 e 13).
III - "Se necessário, através da porrada [...] (linha 30).
IV - E que, portanto, deveria ser tratada ou expelida por seus companheiros políticos [...] (linhas 32 e 33).

Considerando o contexto em que foram empregados, os conectivos destacados apresentam, respectivamente, o sentido de:


Questão 8:

Ao longo do texto, o autor lança mão de escolhas vocabulares que vão definindo características aos comportamentos e valores, por ele atribuídas aos chamados "sociopatas", presentes em torcidas de futebol e da política. Das sequências abaixo, qual NÃO PERTENCE às escolhas do autor para esta definição:


Questão 9:

A literatura, como representação artística, pode ser definida como:


Questão 10:

Em relação à periodização literária, assinale a alternativa INCORRETA:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11