Questões da prova Unespar 2018

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 71:

A religião representa uma Instituição Social presente na organização das sociedades. Por meio da religião, os indivíduos expressam suas crenças e rituais relacionados à fé. As religiões influenciam a formação da moral e dos valores sociais. A religião também pode ser usada como instrumento de dominação e pode chegar ao fanatismo. Existe uma grande diversidade de religiões no Brasil e isto se dá em função da característica de estado laico conforme determinado pela Constituição Federal.

Frente a esses conceitos, é possível afirmar que:


Questão 72:

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal do Brasil afirma, em sua página eletrônica, que “Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. As ações afirmativas podem ser de três tipos: com o objetivo de reverter a representação negativa dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo”. (BRASIL, 2017).
Fonte: BRASIL. MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS. Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O que são Ações Afirmativas. Disponível em http://www.seppir.gov.br/assuntos/o-que-sao-acoesafirmativas. Acesso em 15/07/2017.

A partir da análise desta definição de Ações Afirmativas, podemos afirmar que:


Questão 73:

Segundo Rodrigues (2006, p. 18) os “[...] homens criam o mundo social em que vivem – de onde mais ele viria? – e ao mesmo tempo este mundo criado sobrevive ao tempo de vida de cada indivíduo, influenciando os modos de vida da geração seguinte”.
Fonte: RODRIGUES, A. T. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

A permanência e a influência desse mundo criado na vida dos indivíduos se dá por meio de qual processo:


Questão 74:

O trabalho é universal nas sociedades humanas e está ligado à necessidade de recursos materiais para a sobrevivência. Após a Revolução Industrial e Revolução Francesa, com o advento do trabalho operário e a ampliação das indústrias, ocorreu uma migração das populações rurais para as cidades. Atualmente a maior parte da população mundial vive nas cidades. Essa mudança no panorama de distribuição da população se deu por conta da:


Questão 75:

“Acontecimentos históricos, como a Comuna de Paris (1871), a Revolução de 1917, na Rússia, bem como a fundação das organizações internacionais de trabalhadores, geraram certo pânico na burguesia europeia. Algumas reivindicações trabalhistas e sociais da classe operária foram plenamente admitidas pelo capitalismo: a jornada de trabalho de oito horas, o descanso semanal, férias anuais remuneradas, aposentadoria, auxílio-funeral à família, auxílio-saúde. Houve ainda outras conquistas depois de sucessivas lutas.” (FERREIRA, 2000, p. 145)
FONTE: FERREIRA, P. R. Política e Sociedade: as formas do Estado. In. OMAZI, N. D. (coord.) Iniciação à sociologia. 2. ed. São Paulo: Atual, 2000.

A partir do texto de Tomazi, é CORRETO afirmar que:


Questão 76:

Obedecer às placas de sinalização é importante para evitar acidentes. Por exemplo, os engenheiros utilizam as leis da Física para calcular a velocidade máxima permitida para que um veículo possa fazer uma curva. Sobre isso, assinale o que for CORRETO:


Questão 77:

As leis de Newton descrevem o movimento dos corpos macroscópicos com velocidades muito inferiores (menor que 10%) à velocidade da luz. Então, considerando as leis de Newton, calcule o trabalho realizado por uma força horizontal de 10N para deslocar um corpo, com velocidade constante, por uma pista de 50m:


Questão 78:

Um corpo inicia seu movimento para cima com uma velocidade de 20m/s. Considerando a gravidade local igual a 10m/s² e desconsiderando forças dissipativas, calcule a altura máxima que o corpo atingirá e assinale a alternativa que contemple a resposta CORRETA.


Questão 79:

Uma força é dita conservativa quando o trabalho realizado por ela independe da trajetória. Um aspecto importante dessas forças é que elas podem ser expressas como o gradiente de uma função escalar, chamada de energia potencial. Então, o trabalho de uma dada força conservativa entre dois pontos quaisquer, A e B, depende apenas do valor que a energia potencial assume nestes pontos. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que apresenta apenas forças conservativas.


Questão 80:

Todo material, considerado condutor, semicondutor ou isolante apresenta uma resistência à passagem da corrente elétrica. O que muda é valor dessa resistência. Para materiais condutores, a resistência é considerada ter um valor baixo quando comparado com a resistência da corrente ao atravessar um material isolante. Assim, um resistor corresponde a qualquer dispositivo que dissipe energia elétrica em energia térmica quando submetido a uma diferença de potencial (ddp). Um resistor é considerado ôhmico quando a ddp é proporcional a corrente elétrica (I). Um resistor ôhmico está sujeito a uma diferença de potencial de 100 Volts e uma resistência de 5W. Calcule a potência dissipada pelo resistor, a corrente envolvida no circuito e assinale a alternativa CORRETA.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11